Breves
Inicio | Sociedade | ‘Fake News’: Associação Portuguesa de Imprensa promove conferência em Faro

‘Fake News’: Associação Portuguesa de Imprensa promove conferência em Faro

A Associação Portuguesa de Imprensa (API) lançou este ano o projeto ‘Media Veritas’, um programa de luta contra a iliteracia mediática, manipulação jornalística e desinformação.

O projeto, que contempla várias iniciativas já incluiu, em fevereiro passado, a assinatura de um protocolo com a Google para a promoção da literacia dos media junto de jovens e idosos.

Uma das componentes do programa – financiado pelo Google.org, braço filantrópico do Google, em colaboração com o ‘Google News Initiative’ – é justamente alertar estes setores da população e ajudá-los a identificar as chamadas ‘fake news’, dotando-os de conhecimentos e ferramentas para conseguirem facilmente desconstruir esses conteúdos falsos.

“Uma sociedade livre e democrática, tem necessariamente de ser uma sociedade bem informada, mas infelizmente existem sempre outros interesses que tendem a privilegiar a desinformação. Ora é nas camadas mais jovens e nos seniores que encontramos a população mais vulnerável à desinformação, daí a importância, e a urgência, em capacitá-los para se assegurar uma participação ativa, responsável e informada destes cidadãos nas nossas comunidades”, destaca o presidente da API, João Palmeiro.

Como forma de alertar a população para esta temática da literacia mediática, a API tem vindo a fazer conferências no âmbito do projeto ‘Media Veritas’. Muitas destas ‘Media Veritas Talks’ tem sido realizadas em escolas e junto dos grupos seniores. Faro acolherá no próximo dia 22 deste mês uma destas conferências, que terá lugar pelas 10h, no Centro de Ciência Viva do Algarve, inserida no 1º Colóquio Internacional Marés de Histórias, promovido pela Instituição de Solidariedade Social Ajudaris em parceria com o próprio Centro Ciência Viva do Algarve.

Participante na conferência sobre tecnologias da informação daquele evento, o presidente da API abordará os temas relacionados com a Literacia para os media. A iniciativa contará ainda com a exposição das publicações periódicas portuguesas que se publicam há mais de um século, que inclui o Folha do Domingo como único representante do Algarve, já exibida no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e na Assembleia da República.

Cartaz

Verifique também

Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, procura bicicletas usadas para recuperar

A Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, está à procura de bicicletas usadas, peças …