Faleceu no passado sábado, 15 de novembro, aos 94 anos de idade, a irmã Rosa de Jesus Santos que trabalhou 34 anos na Diocese do Algarve.

A religiosa, natural da freguesia de Fradelos, no concelho de Famalicão, pertencia à Congregação da Divina Providência e da Sagrada Família, cuja comunidade algarvia está presente em Quarteira.

Foi precisamente naquela comunidade que a falecida consagrada trabalhou no lar de idosos do Centro Paroquial de Quarteira que é servido por aquelas religiosas. Mas a irmã Rosa de Jesus Santos também colaborou noutras valências da paróquia de Quarteira.

Quando em 2019 deixou o Algarve, a religiosa foi para a casa-mãe da sua congregação, em São Clemente de Sande, Guimarães, onde veio a permanecer até agora.

A irmã Rosa de Jesus Santos foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), tendo sido ainda internada no hospital, mas acabou por não resistir.

Em declarações ao jornal Folha do Domingo, as irmãs da comunidade de Quarteira da Congregação da Divina Providência e da Sagrada Família lamentaram imenso a sua morte e recordaram-na, sobretudo, como uma pessoa “muito acolhedora”.

O funeral da irmã Rosa de Jesus Santos realizou-se em Guimarães no domingo, 16 de novembro, tendo o corpo da consagrada ficado sepultado naquela cidade.