Inicio | Sociedade | Faleceu Jean Vanier, fundador d’A Arca

Faleceu Jean Vanier, fundador d’A Arca

O fundador d’A Arca, Jean Vanier, uma comunidade residencial que junta voluntários e pessoas com deficiência, faleceu esta noite, aos 90 anos, segundo informação do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência.

“É com tristeza mas ancorados na esperança da vida eterna que partilhamos que Jean Vanier partiu para os braços de Deus. Que Deus o acolha tal como ele acolheu tantos e tantas, principalmente os mais frágeis”, pode ler-se num comunicado enviado à Agência Ecclesia.

Jean Vanier foi também responsável pela criação do movimento ‘Fé e Luz’, que procura integrar pessoas com deficiência e os seus amigos nas comunidades eclesiais, estando presente em 82 países, incluindo Portugal.

Filósofo, teólogo e humanitário canadiano, Jean Vanier nasceu em 1928; autor de vários livros sobre religião, deficiência, normalidade, sucesso e tolerância, recebeu em 2015 o Prémio Templeton, considerado como o prémio Nobel da espiritualidade.

“Ficamos com o seu legado através das inúmeras publicações que fez, algumas traduzidas para português, e com a responsabilidade de mostrar ao mundo que é na nossa miséria que encontramos o amor de Deus e que as pessoas com deficiência ajudam a encontrá-Lo”, refere a nota.

No início do mês Jean Vanier deu entrada numa comunidade d’A Arca, próxima de Paris, em França, afirmando estar “profundamente em paz e cheio de confiança”.

“O meu corpo está fraco, já não me posso levantar e por isso passo o meu tempo todo deitado e faço exercícios com as minhas pernas. Ainda tenho dificuldade em falar, mas penso que isso se pode resolver. Não tenho a certeza do que vai ser o futuro, mas Deus é bom e seja o que for que acontecer, será o melhor”, afirmou a colaboradores próximos.

O Serviço Pastoral lembra a mensagem de “beleza e do grande valor das pessoas com deficiência” que Jean Vanier deixou.

“Lembrou-nos que temos não só que respeitar mas aprender com os mais frágeis, os pequeninos de Deus. Teve uma vida longa e muito bonita ao serviço de Deus e da Igreja”.

Ecclesia

Verifique também

Ministra garante que suspensão de cirurgias programadas em Faro é transitória e não gera alarme

A ministra da Saúde, Marta Temido, considerou hoje que a suspensão das cirurgias programadas no …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.