Inicio | Igreja | Faleceu o padre Nobre Duarte, antigo pároco de Loulé (atualizada)

Faleceu o padre Nobre Duarte, antigo pároco de Loulé (atualizada)

Padre_jose_antonio_nobreFaleceu esta madrugada o padre José Nobre Duarte, que foi pároco de Loulé durante 39 anos.

O sacerdote de 90 anos tinha sido vítima em 2014 de um enfarte do miocárdio e desde então a sua saúde veio a debilitar-se, tendo agora falecido na Santa Casa da Misericórdia de Loulé onde estava acolhido.

Em outubro de 2006 deixou a equipa de párocos solidários de Loulé e na altura o bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, reconhecia a importância da sua colaboração e indicava o motivo da sua aposentação. “Ao longo destes anos exerceu o seu múnus sacerdotal com dedicação e generosidade a favor de todos os que foram confiados ao seu cuidado pastoral. Reconhecemos e manifestamos apreço e gratidão pela fecundidade da sua ação pastoral desenvolvida. Agora, as dificuldades inerentes à sua saúde e idade tornam sobremaneira justo que seja dispensado das responsabilidades e tarefas ministeriais de que os sucessivos bispos do Algarve o encarregaram a favor do povo de Loulé”, escreveu o prelado.

Natural de Marmelete (Monchique), o­nde nasceu a 6 de abril de 1924, o padre Nobre Duarte, frequentou o Seminário de São José, em Faro, e o Seminário Maior dos Olivais, em Lisboa, o­nde fez os cursos de Filosofia e de Teologia, tendo sido ordenado presbítero no dia 2 de julho de 1950, em Salir, pelo então bispo do Algarve, D. Marcelino Franco.

Nomeado vigário cooperador de Olhão, sendo pároco o monsenhor António Baptista Delgado, passou em outubro de 1953 a exercer as funções de diretor espiritual do Seminário diocesano em Faro e em 3 de maio de 1958 foi nomeado beneficiado cantor da Sé Catedral de Faro.

Por provisão do bispo do Algarve da altura, D. Júlio Tavares Rebimbas, datada de 7 de outubro de 1967, assumiu a paroquialidade de São Sebastião em Loulé e em 15 de agosto de 1989 foi nomeado pelo então bispo do Algarve, D. Manuel Madureira Dias, pároco solidário das paróquias de São Clemente e São Sebastião, de Loulé e de Boliqueime.

Foi ainda professor na Escola Preparatória de Loulé, desde 1968 e durante cerca de três décadas, tendo contribuído muito para a formação moral de gerações de louletanos, e também assistente diocesano da JOC – Juventude Operária Católica e do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, tendo desempenhado importante papel para a edificação da casa da Obra de Santa Zita, uma IPSS fundada em Faro por aquele instituto.

O corpo do sacerdote estará hoje, a partir das 17h, em câmara ardente na igreja de São Francisco, onde será rezada oração de vésperas pelas 19.15 e celebrada eucaristia pelas 21h. Amanhã, pelas 9.30h, será celebrada eucaristia e, pelas 15h, será realizado o funeral, presidido pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas. Dali, o féretro seguirá para o cemitério de Loulé, onde o corpo do sacerdote será sepultado.

Verifique também

Seminário de Faro conta este ano com dois seminaristas da Arquidiocese de Évora

O Seminário de São José de Faro, instituição dedicada à formação dos futuros sacerdotes da …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR