Pub

O sacerdote, de 96 anos, sentiu-se mal esta manhã, tendo sido transportado ao Centro de Saúde de Loulé, onde viria a falecer.

Natural de Pepim, no concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, onde nasceu a 22 de fevereiro de 1916, pertencia à diocese de Viseu, tendo sido ordenado naquela diocese no dia 1 de janeiro de 1939 pelo bispo D. José da Cruz Moreira Pinto. No Algarve, onde estava desde a década de 60, foi pároco de Algoz até outubro de 1973 anos e de Alcantarilha até 1977.

Aposentado daquela paróquia desde o 23 de maio de 1977, o presbítero residia, desde 1998, no lar da Santa Casa da Misericórdia de Loulé, onde era capelão. Ali prestava serviço pastoral, nomeadamente, presidindo à eucaristia e distribuindo a comunhão aos restantes utentes daquela instituição.

O corpo do sacerdote está em câmara ardente na igreja de matriz de Loulé e o seu funeral será presidido amanhã (30 de março) pelo bispo do Algarve, pelas 15h, na mesma igreja. Esta noite, pelas 21h, será também ali rezado o ofício de defuntos, uma oração de sufrágio pela alma do falecido.

Samuel Mendonça
Pub