Breves
Inicio | Sociedade | Falta de médicos coloca centros de saúde a meio gás no Algarve

Falta de médicos coloca centros de saúde a meio gás no Algarve

Ao segundo dia de greve, a adesão dos médicos aumentou na região do Algarve, deixando centros de saúde com salas vazias, com doentes a aguardar por consulta ou a sair com a remarcação na mão.

A meio da manhã, a Lusa esteve em dois centros de saúde do concelho de Faro e na sala de espera da Unidade de Saúde Familiar (USF) em Montenegro apenas uma utente aguardava para ser recebida para cuidados de enfermagem. Dos três médicos do posto daquela freguesia do concelho de Faro, dois encontravam-se de férias e um aderiu à greve.

A poucos quilómetros, no centro de saúde da cidade de Faro, que inclui, entre outras, quatro unidades de saúde familiar, as salas também estavam a meio gás, com alguns médicos a prestarem consultas.

Segundo disse à Lusa uma utente, apesar de já saber da greve, decidiu “arriscar e tentar uma consulta de recurso”. No entanto, Eugénia acabou por não ter de esperar muito para lhe ser atribuída uma vaga para uma consulta do dia.

Sorte diferente teve Maria Laura, de baixa médica, que teve recentemente de fazer uma TAC de urgência e tinha “consulta marcada para a mostrar à médica”. Foi para a casa com uma remarcação para daqui a uns dias.

Andreia, com marcação para dali a uma hora, ainda aguardava para saber se seria recebida pelo médico.

Entretanto, no sistema de som ouvia-se o nome dos utentes que iam sendo chamados para consulta, prova de que alguns iriam sair do centro de saúde sem terem sentido o efeito da greve.

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM), que convocou a greve de hoje, aponta para uma adesão global de 80% nos centros de saúde algarvios, números que contrastam com os dados provisórios obtidos nos centros visitados pela Lusa, que indicavam uma adesão de 31%.

A greve dos médicos teve início na terça-feira e termina hoje às 24:00, tendo sido convocada no primeiro dia pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e, no segundo, pela FNAM.

Verifique também

Fogo de Messines em fase de rescaldo e circulação na A2 no sentido norte-sul já reabriu

A Autoestrada 2 (A2) foi reaberta no sentido norte-sul em Messines e duas das três …