Pub

O espetáculo, criado a partir da obra de Mozart, é apresentado em três sessões, nos dias 8, 9 e 10 de junho, nos claustros do antigo Convento de São Francisco, onde funciona atualmente a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA).

O palco, ao ar livre, será simultaneamente um restaurante, no qual os empregados de mesa são os próprios intérpretes e o público é parte integrante da ação, explicou a administradora do Teatro Municipal de Faro, Anabela Afonso.

“O Don Giovani, a figura do sedutor por excelência, é transformado em ‘chef’ de cozinha, que agora também tem essa marca de sedução”, refere, acrescentando que a versão portuguesa tem algumas particularidades.

Além de haver uma adaptação musical para integrar a Orquestra do Algarve no espetáculo, a parte da culinária está também a ser trabalhada em colaboração com alunos da EHTA, que irão confecionar os pratos servidos no espetáculo.

Cada sessão dura cerca de duas horas e tem capacidade para 200 pessoas, mas Anabela Afonso aconselha os interessados a comprarem os bilhetes com antecedência, pois o espetáculo tem sido muito procurado.

“Desde que anunciámos o espetáculo, percebemos que houve muito interesse por parte do público, o que veio a confirmar-se com a abertura da bilheteira”, sublinha, indicando que um bilhete custa 15 euros, com jantar incluído.

Segundo Anabela Afonso, a realização do espetáculo no Algarve, que custa cerca de 33 mil euros, só é possível por estar integrado na programação do projeto Movimenta-te – Trajetórias de Programação Cultural em Rede. Esta plataforma é constituída por cinco municípios – Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira –, que repartem entre si os custos.

Os bilhetes podem ser adquiridos no Teatro das Figuras e na EHTA, em Faro, no Cine-Teatro Louletano, no Auditório Municipal de Olhão, na Biblioteca Municipal de Tavira e na Galeria Municipal de São Brás de Alportel.

O espetáculo, que estreou no início do ano, é produzido pelas companhias belgas Laika e Muzietheater Tranparant e, em Portugal, apenas será apresentado em Faro.

Liliana Lourencinho com Lusa

Pub