Personalidades como o selecionador de Portugal Fernando Santos, o diretor da revista ‘La Civiltà Cattolica’ padre Antonio Spadaro, o antigo governante Guilherme d’Oliveira Martins ou o musicólogo Rui Vieira Nery vêm este mês ao Algarve falar ao clero das dioceses do sul do país sobre a importância de levar “Levar Cristo às periferias humanas e existenciais: os novos areópagos”.

Este será mesmo o tema da atualização de bispos, padres e diáconos das dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal que volta a realizar-se, uma vez mais, em território algarvio promovida pelo décimo ano consecutivo pelo Instituto Superior de Teologia de Évora. Desta feita a iniciativa, agendada para os dias 16 a 19 deste mês, regressará a uma unidade hoteleira de Portimão, segundo o programa a que Folha do Domingo teve acesso.

Para além das personalidades já referidas, a formação do clero do sul contará ainda com a intervenção de Martín Carbajo, da Pontifícia Universidade Antonianum (Roma), de Rui Marques, o coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados, de Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo, e do padre Francisco Couto, reitor do Santuário de Vila Viçosa.

Padre Antonio Spadaro

O padre Antonio Spadaro, sacerdote jesuíta, apresentará duas conferências, a primeira no dia 16 deste mês, sobre o tema “As periferias geográficas e a misericórdia”, e a segunda no dia 17, intitulada “Desafios pastorais da cultura digital”. No segundo dia (17 de janeiro) serão também proferidas duas conferências de Martín Carbajo, a primeira sobre o tema “Redes Sociais e Comunicação Social, Cuidados a ter e apostas a fazer” e a segunda intitulada “Notas para um projeto nacional ou regional dos mass media ao serviço da evangelização”.

No terceiro dia (18 de janeiro) serão realizadas duas mesas redondas sobre “Áreas prioritárias na Ação Pastoral da Igreja”, sendo que a primeira contará com a participação de Ana Paula Amendoeira no âmbito da cultura, de Guilherme d’Oliveira Martins no âmbito da política e de Rui Vieira Nery no âmbito da música e a segunda com Rui Marques no âmbito da interculturalidade, do padre Francisco Couto no âmbito da religiosidade popular e de Fernando Santos no âmbito do desporto.

O último dia da atualização do clero contará com um painel sobre “boas práticas” existentes nas dioceses do sul composto por representantes de cada uma para “partilha e aprendizagem mútuas”.