Pub

O presidente da Junta de Freguesia de Querença, Manuel Viegas, disse à Agência Lusa que "a festa inicia-se sábado, com uma noite de fados tradicional no salão da Casa do Povo", mas o dia forte será o domingo, "a partir das 11:00, altura em que começa a degustação de chouriça assada".

"A degustação da chouriça atrai centenas de visitantes, muitos estrangeiros, e será feita no largo da aldeia, mas se houver dificuldades de estacionamento no local e em lá chegar, os restaurantes das redondezas também a servem", explicou o autarca.

Às 15:00, inicia-se "a missa solene e depois será realizada a procissão com a imagem do patrono da aldeia, São Luís Manuel, a quem os habitantes, há 300 ou 200 anos, pediam pela saúde dos porcos e dos animais de criação, que eram o seu sustento", precisou.

"Em sinal de devoção, ofereciam a São Luís as chouriças caseiras e outros produtos, e daí surgiu o tradicional leilão, que se realiza a partir das 16:30 e cujas receitas revertem a favor da paróquia para a sua recuperação", disse ainda o presidente da Junta.

A festa encerra depois do leilão das chouriças caseiras e dos produtos oferecidos, com um fogo de artifício que, segundo o autarca, "se vê de toda a freguesia e tem início às 18:30".

Pub