Pub

Os “clientes” da Festa da Laranja, evento que vai decorrer durante a semana de 07 a 12 de fevereiro, vão poder adquirir aquele citrino típico do Algarve a um preço especial.

Experimentar as propostas apresentadas pelos alunos dos cursos de Cozinha e de Restauração e Bebidas da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, observar demonstrações culinárias e degustar iguarias à base de laranja, são outras actividades que vão decorrer no evento da responsabilidade da Comissão do Sector das Hortifrutícolas e em parceria com o Mercado Municipal de Portimão.

Em edições anteriores da Festa da Laranja venderam-se “algumas dezenas de toneladas de citrinos” e o objetivo da terceira edição é ultrapassarem-se as 10 toneladas de laranjas vendidas, lê-se num comunicado.

Esta campanha de inverno não vai, todavia, ser fácil, e os produtores de laranja estão numa situação complicada devido ao consumo baixo, quer a nível interno quer ao nível das exportações, afirmou Pedro Madeira, gerente da sociedade Frutas do Sotavento do Algarve (Frusoal).

A redução do consumo fez cair os preços, colocando-os ao nível dos praticados na temporada de 2008/09, que qualificou como “ruinosa” e na qual o quilograma era vendido abaixo dos 15 cêntimos.

A festa da laranja é visitável de segunda-feira a sexta-feira das 07:00 às 14:00 e das 17:00 às 20:00, enquanto que aos sábados é entre as 07:00 e as 14:00).

Folha do Domingo/Lusa
Pub