Breves
Inicio | Igreja | Festa de S. Francisco de Assis foi celebrada em Faro sob a presidência do bispo do Algarve

Festa de S. Francisco de Assis foi celebrada em Faro sob a presidência do bispo do Algarve

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

A Igreja celebrou na passada terça-feira a festa litúrgica de São Francisco de Assis (1182-1226), precisamente no dia em que se assinalou o aniversário da sua morte.

Nesse contexto, a comunidade franciscana algarvia reuniu-se em Faro, na igreja dedicada ao santo de Assis (Itália), sob a presidência do bispo do Algarve, para celebrar a chamada festa do “trânsito” do fundador da Ordem dos Frades Menores (franciscanos).

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

D. Manuel Quintas destacou o amor pela harmonia de toda a criação do “seráfico” Francisco e a sua relação com a natureza.

O prelado lembrou que o “encontro” com Jesus levou à conversão daquele filho de um comerciante rico de Assis.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

Tal como acontecera na peregrinação jubilar que Diocese do Algarve realizou a Roma, D. Manuel Quintas destacou a importância do santo de Assis para a Igreja, lembrando que a Igreja não foi a mesma depois de São Francisco e que aquele jovem encontrou o seu caminho que operou nele uma revolução.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

Na celebração, que contou com uma relíquia do santo de Assis à qual os presentes apresentaram a sua veneração, foi ainda instituído um novo membro na Ordem Franciscana Secular (OFS).

A OFS, fundada por São Francisco, é composta maioritariamente por leigos (não clérigos) mas pode ter também sacerdotes como membros.

Verifique também

Missionários redentoristas celebraram 50 anos de presença no Algarve

A comunidade algarvia da congregação do Santíssimo Redentor, cujos membros são conhecidos como missionários redentoristas, …