Breves
Inicio | Ambiente | Festival de Observação de Aves de Sagres espera atrair mil visitantes

Festival de Observação de Aves de Sagres espera atrair mil visitantes

BirdwatchingCerca de mil pessoas são esperadas entre quinta-feira e domingo, na sexta edição do Festival de Observação de Aves de Sagres, evento que distinguiu o concelho de Vila do Bispo com o prémio Município do Ano Portugal 2015.

“As expetativas são grandes para este ano, depois do reconhecimento do evento que valeu a distinção ao município, e esperamos ultrapassar os mil participantes, superando as mais de 900 inscrições de 2014”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares.

De acordo com o autarca, o Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza de Sagres, como segmento do turismo de natureza, “tem tido um crescimento acentuado, ano após ano, com participantes oriundos de vários países”.

“Em 2014 tivemos a participação de pessoas de 18 nacionalidades entre as quais, da China, da Rússia e dos Estados Unidos”, destacou.

Durante os quatro dias do Festival de Observação de Aves estão previstas várias iniciativas, entre as quais, saídas de campo, passeios de barco, ações de monitorização de aves com especialistas, palestras temáticas, cursos, jogos, tertúlias e atividades de educação ambiental, de astrologia e de geologia.

“O evento não se limita à observação de aves terrestres e marinhas, mas integra todo um conjunto de ações de turismo de natureza”, acentuou.

Adelino Soares considera que “o produto é importante para combater a sazonalidade, ao mesmo tempo que potencia as capacidades do concelho em matéria de turismo de natureza, assumindo-se como um complemento ao turismo tradicional de sol e praia”.

Entre agosto e novembro, a Península de Sagres é uma das zonas mais importantes da Europa, para observar o processo migratório outonal de aves planadoras, entre as quais algumas espécies únicas.

“Sagres é o principal corredor migratório do país para diversas espécies de aves, algumas autênticas raridades”, concluiu.

A observação de aves, um dos nichos de turismo da natureza em crescimento do Algarve, é organizada em parceria pela Câmara de Vila do Bispo, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e pela associação ambientalista Almargem.

Para acolher os “birdwatchers” em Sagres, mais de 80 empresas do concelho proporcionam preços especiais no alojamento, restauração e animação turística.

Verifique também

Novo contrato de concessão entre o Estado e a Águas do Algarve já foi assinado

O ministro do Ambiente veio na quarta-feira ao Algarve presidir à cerimónia de assinatura do …