Pub

O sacerdote franciscano deixou as suas origens em 1978 para ingressar na Ordem Franciscana, tendo desde então pertencido, não só à comunidade franciscana de Faro, como a muitas outras, entre as quais as de Lisboa e Varatojo, sendo atualmente um dos irmãos que compõem a comunidade de Coimbra da OFM.

Perante os muitos fiéis que compunham a assembleia, entre os quais numerosos familiares e amigos do aniversariante, este referiu, na homilia, a importância de sermos «boa terra» para acolher a Palavra de Deus, em contraste com os outros tipos de «terras». Cheio de referências ao “nosso Algarve”, o celebrante pediu que não aplicassem as leituras diretamente a ele. “Podem querer dizer que a «boa terra» sou eu, mas não”, afirmou, continuando: “todos nós devemos ser esta «boa terra» onde o Semeador semeia a sua Palavra”.

Terminada a celebração, a paróquia, na pessoa do padre Luís Gonzaga, pároco de Olhão, ofereceu ao seu conterrâneo uma coleção de livros com a vida e obra dos santos e beatos do pontificado do Papa João Paulo II.

De igual forma, o Papa Bento XVI fez-se presente na celebração, tendo sido lida uma mensagem sua dirigida ao aniversariante, pelo cónego Gilberto Santos, pároco de Almancil e também ele natural de Olhão.

Após a leitura da mensagem, o frei Álvaro Silva agradeceu, recordando o início da sua vocação e a figura do cónego José Augusto Falé, pedindo à comunidade a sua oração e empenho para que surjam mais vocações sacerdotais e religiosas.

A celebração de ação de graças, integrada na Eucaristia dominical das 10h, foi presidida na igreja matriz de Olhão pelo aniversariante, tendo concelebrado, além do pároco local e do cónego Gilberto Santos, vários membros da comunidade de Faro e de outras da Ordem Franciscana, bem como os padres Miguel Neto e António Martins, da Diocese do Algarve.

Estiveram igualmente presentes a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e vários irmãos da Ordem Franciscana Secular, além de vários paroquianos da Conceição de Faro, paróquia que o sacerdote jubilado serviu no início do seu ministério sacerdotal.

Pub