Pub

No decurso do Capítulo Eletivo, presidido pela ministra regional sul da OFS, Ana Reis, no qual participou também a vice-ministra, Célia Teixeira, e o assistente regional do Conselho Regional Sul, o frei Paulo Ferreira, foi eleito, para o triénio de 2013-2016, o conselho composto por Rui Patrício (ministro), Maria Conceição Gonçalves (vice-ministra), Maria Paula Vaz (mestre de formação), Silvino Santos (secretário), Cândida Magalhães (tesoureira) e Maria Paula Canário e Generosa Delfino (vogais).

O Capítulo Eletivo, que teve início com a oração de laudes, orientada pelo frei José Quintã, assistente espiritual da Fraternidade de Faro, contou ainda com a introdução da ministra regional do sul sobre o ato eleitoral e as competências de cada um dos membros do Conselho, de acordo com as Constituições da OFS.

O frei Paulo Ferreira dissertou ainda sobre o “Serviço a Deus e o Serviço aos Irmãos” e, após o almoço, a ministra cessante, Maria Paula Canário, apresentou um resumo das atividades realizadas ao longo do triénio 2010-2013.

Os membros do novo Conselho tomaram, depois, posse no decurso da eucaristia que se seguiu, presidida pelo frei Paulo Ferreira, na igreja de São Francisco, em Faro.

As Ordens Terceiras são associações de fiéis leigos (não clérigos ou consagrados) agregadas a uma ordem religiosa para efeitos de natureza espiritual, mantendo a autonomia jurídica. A Terceira Ordem da Família Franciscana, igualmente denominada OFS, é constituída em Faro por cerca de 40 elementos (membros professos) e foi fundada em agosto de 1735.

Pub