Pub

"Não somos contra a agregação de freguesias, mas sim contra os critérios contidos no Documento Verde do Governo", disse à Agência Lusa Armando Vieira à margem do Congresso da ANAFRE que hoje começa em Portimão, sob o tema "As Freguesias na Reforma do Estado".

O congresso debaterá o documento "Reforma da Administração Local", já aprovado pelos conselhos Geral e Diretivo daquela associação que critica de forma veemente as propostas do Governo.

Segundo Armando Vieira os autarcas só aceitam a agregação ou a eliminação de freguesias, desde que esse ajustamento resulte de uma "reflexão local, consciente e livremente assumida e não imposta".

O presidente da ANAFRE antevê a "oposição" dos congressistas à proposta da reforma do Estado, defendendo que "caso se tratasse de uma verdadeira reorganização administrativa, ela teria que abarcar outras áreas".

O Congresso da ANAFRE, subordinado ao tema "As Freguesias na Reforma do Estado", inicia-se hoje à tarde em Portimão e termina sábado, com a participação de 1.700 delegados.

Lusa

Pub