Breves
Inicio | Sociedade | Fundação Fé e Cooperação vai apresentar estudo sobre realidade do nordeste algarvio

Fundação Fé e Cooperação vai apresentar estudo sobre realidade do nordeste algarvio

A Fundação Fé e Cooperação (FEC) tem vindo a realizar em Alcoutim e Cachopo um estudo para conhecer melhor a realidade daquela zona do nordeste algarvio que será apresentado no próximo dia 24 deste mês, em Cachopo, no decurso da iniciativa “Escola de Primavera ‘Todos à Mesa: Aterrar políticas, interligar atores’” que ali terá lugar entre 21 e 25 deste mês.

A “Escola de Primavera”, dirigida a universitários e jovens profissionais, é promovida no âmbito do ‘Mundo à Mesa’, um projeto de educação para o desenvolvimento levado a cabo por aquela fundação católica em parceria com a Cáritas de Angola, a Rede CIDSE e a Associação Casa Velha e cofinanciado pelo Instituto Camões.

“O ‘Mundo à Mesa’ tem como objetivo contribuir para a consciencialização e intervenção conjunta da sociedade em torno de sistemas alimentares mais justos, inclusivos e sustentáveis, a nível local e global”, explica aquela organização não-governamental de apoio à cooperação e desenvolvimento, acrescentando que o estudo “põe em relação as realidades concretas de Alcoutim/Cachopo e Kaluquembe/Lubango em Angola, ambas marcadas pela desertificação e pelo isolamento, mas também pela resiliência das comunidades locais”.

“Trazer para a Mesa estas realidades muitas vezes invisíveis, é um dos objetivos deste projeto. Na verdade, a alimentação cruza e integra muitíssimas dimensões e, por isso, esta Mesa (onde nem todos têm lugar) é tão necessária e também inspiradora para uma intervenção que pretende ser de reflexão – ação. Atrás de um «simples» prato, quantas pessoas, histórias, relações, recursos (ou falta deles)”, acrescenta a FEC.

O estudo, do qual resultou também a realização de um documentário, foi acompanhado por Luísa Franco, uma voluntária do MSV – Movimento ao Serviço da Vida que há mais de 20 anos realiza trabalho missionário nas paróquias do concelho de Alcoutim.

A “Escola de Primavera”, que contará com várias atividades, terá a sua sessão de encerramento na tarde do dia 24 de março no Complexo Social D. Manuel Madureira Dias do Centro Paroquial de Cachopo, onde será feita a apresentação do estudo e do documentário da realizadora Patrícia Pedrosa.

A sessão contará ainda com uma mesa redonda participada pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, pelo presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos, e pelos presidentes das Câmaras Municipais de Alcoutim e Tavira, respetivamente Osvaldo Gonçalves e Jorge Botelho.

A FEC foi fundada há 26 anos pela Conferência Episcopal Portuguesa, pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e Federação nacional dos Institutos Religiosos (FNIS).

Verifique também

Exposição de presépios da catequese da paróquia de Albufeira inaugurada na Biblioteca Municipal

A paróquia de Albufeira realiza há já alguns anos uma exposição de presépios construídos pelas …