Pub

O féretro seguirá depois para a igreja da sua terra natal, Cacela, onde pelas 11h será realizado o seu funeral, presidido pelo padre Agostinho Pinto, pároco local.


António Rosa Mendes, historiador e professor da Universidade do Algarve (UAlg) faleceu após algumas semanas de internamento no Hospital de Faro.

A UAlg, que já manifestou “profundo pesar” pelo falecimento de António Rosa Mendes e apresentou as suas sinceras condolências a toda a família e amigos do falecido, decretou três dias de luto académico.

O reitor da UAlg, João Guerreiro, afirmou “lamentar profundamente o desaparecimento deste investigador e recorda António Rosa Mendes como “um personagem comprometido com a região algarvia, com uma sólida personalidade e uma cultura invejável, sempre disponível para as iniciativas que conduzissem à valorização do conhecimento”. “Cultivando uma fina ironia, António Rosa Mendes, aproveitava todas as oportunidades para evocar o seu Algarve. Como professor, deixa seguramente uma imensa saudade junto dos seus alunos pela forma como se entusiasmava nas suas aulas em torno das matérias relacionadas com a História do Algarve. Perde-se, além de mais, um amigo de trato elegante, animador entusiasmado de tertúlias e companheiro exigente de lutas sociais”, considera João Guerreiro.

Samuel Mendonça

Pub