O grupo feminino de expressão artística do Movimento dos Focolares – ‘Gen Verde’ – visitou o Paço Episcopal de Faro na passada quinta-feira, antes do concerto realizado no Teatro das Figuras.
O convite tinha sido apresentado pelo bispo do Algarve na passada terça-feira, 28 de maio, aquando da participação do grupo na eucaristia na igreja de São Luís.
A visita ao edifício onde reside o bispo do Algarve, um dos mais representativos da arquitetura chã na região, foi acompanhada pelo próprio D. Manuel Quintas que fez questão de explicar detalhadamente o conjunto de azulejos do século XVIII, o conjunto de pinturas da coleção de arte sacra do Paço Episcopal e algumas peças de imaginária patentes.
O grupo de 22 visitantes era composto pelas cantoras e instrumentistas e por diversos membros do seu staff, incluindo a irlandesa Sally McAllister, líder do ‘Gen Verde’. Presentes estiveram também o padre Rui Barros Guerreiro, pároco de São Luís de Faro, a paróquia responsável pela vinda do grupo a Faro e Dina Figueiredo, da comunidade algarvia do Movimento dos Focolares.
O ‘Gen Verde’ é composto por 20 artistas de 15 países: Argentina, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, El Salvador, Equador, Irlanda do Norte, Itália, Malásia, México, Panamá, Portugal, Espanha, Estados Unidos da América (EUA) e Venezuela.