Breves
Inicio | Sociedade | GNR captura alegado cabecilha dos ‘Mau Mau’

GNR captura alegado cabecilha dos ‘Mau Mau’

O homem, de 76 anos, referenciado como cabecilha do grupo ‘Mau Mau’, de Olhão (Algarve), e condenado a uma pena de prisão de 24 anos, foi detido durante uma operação stop cerca das 03:00, na Estrada Nacional 2, perto de Faro.

Segundo a fonte da GNR, o homem, ao aperceber-se da presença dos militares, tentou fugir por outra estrada, "realizando uma manobra discreta, o que despertou a atenção da patrulha, que o deteve alguns metros à frente".

O homem, condenado em 2000 por vários crimes, não regressou ao estabelecimento prisional de Pinheiro da Cruz após ter aproveitado uma saída precária concedida em abril.

O gangue ‘Mau Mau’ (o nome constitui uma analogia ao movimento rebelde do Quénia que na década de 1950 lutava para libertar o país da colonização europeia), desmantelado em 1998 em Olhão, foi levado a julgamento sob fortes medidas de segurança em 2000 com acusações de algumas dezenas de furtos, falsificação de documentos, associação criminosa e infrações à lei. Grande parte dos 18 arguidos pertencia à mesma família.

No âmbito da investigação as autoridades apreenderam vários revólveres e pistolas, centenas de munições, material de telecomunicações e de arrombamento.

Os arguidos, grande parte dos quais ligados à construção civil, dedicavam-se prioritariamente ao furto de material daquele tipo, mas a sua atividade criminosa envolvia também viaturas, material de som, bebidas ou vestuário.

Segundo a SIC, o cabecilha do grupo foi condenado por associação criminosa, furto e posse ilegal de armas, recusando a maioria das acusações e afirmando que nunca disparou uma arma contra uma pessoa. O homem estava na prisão há já 13 anos.

Lusa

Verifique também

Bastonário diz que falta de médicos no Algarve “é grave” e compromete segurança dos utentes

O bastonário da Ordem dos Médicos classificou ontem como “gravíssima” a falta de médicos nos …