Pub

O projecto "Easy Voice – Atendimento sem Barreiras" será apresentado hoje, quinta-feira, em Faro, na data em que se assinala o Dia Internacional de Pessoas com Deficiência, que decorre sob o lema "A igualdade é possível".

Concebido por um jovem algarvio com Paralisia Cerebral, o sistema informático permite que pessoas com deficiências na fala se façam entender através de uma voz artificial gerada pelo computador.

O Governo Civil lança também na mesma cerimónia o projecto "Eurogames 2010", que será concebido por um conjunto de jovens com deficiência e especialistas provenientes de seis países da União Europeia.

O projecto será desenvolvido em três fases distintas e inclui a realização de um intercâmbio juvenil a ter lugar em Agosto de 2010, no Reino Unido, que envolverá trinta jovens de seis países, incluindo Portugal.

A comemoração do Dia Internacional de Pessoas com Deficiência iniciou-se em Faro às 10:30 com a apresentação de ambos os projectos, no Jardim Manuel Bívar.

Durante o resto do dia, terão lugar iniciativas ligadas ao teatro, cultura e desporto, cujos protagonistas serão os utentes de várias instituições de solidariedade social ligadas à área da deficiência.

Pub