Pub

Visita_secretara_estado_turismo_algarveA secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, reuniu-se na segunda-feira com associações empresariais do Algarve com o objetivo de recolher contributos para uma estratégia “em rede” que permita “combater a sazonalidade” do setor na região.

Ana Mendes Godinho explicou à agência Lusa que o encontro com as seis principais associações empresariais algarvias procurou “auscultar a posição dessas associações e estabelecer um trabalho em rede” que permita “identificar ações específicas para diminuir a sazonalidade na região, sobretudo nas épocas média e baixa” do turismo.

A governante deu como exemplos de ações a promover a captação de novas rotas ou criação de novos produtos turísticos que permitam à região aumentar o número de visitantes fora do verão e dos meses de maior fluxo turístico e, ao ser questionada sobre uma data para “o programa de intervenção” estar concluído, respondeu que “o trabalho está em curso”, mas espera poder implementar algumas das medidas ainda este ano.

Ana Mendes Godinho considerou que “é necessário o destino turístico Algarve continuar a inovar e renovar-se” de forma a conseguir “agarrar a oportunidade” e captar turistas que seguem as tendências de desvio da procura devido à instabilidade sentida noutras zonas do mundo por conflitos ou terrorismo.

Na segunda-feira a secretária de Estado do Turismo visitou o complexo do Autódromo Internacional do Algarve, que além de um kartódromo e de uma central fotovoltaica inclui uma vertente turística que vai integrar um hotel de cinco estrelas.

“Pudemos visitar as obras do novo hotel que se vai instalar no Autódromo Internacional do Algarve, que será o primeiro hotel de cinco estrelas a surgir em Portimão nos últimos 47 anos. Isto é um sinal de renovação e inovação do destino Algarve, que deve agarrar a oportunidade que está a surgir com os desvios de procura a nível internacional”, frisou.

A governante enalteceu ainda o contributo dado por diversas personalidades e projetos do setor do turismo para a evolução do Algarve nas últimas quatro décadas e que “ajudaram a tornar a região muito diferente do que era”, distinguidas na cerimónia de início das comemorações dos 45 anos da Região de Turismo Algarve, em Faro.

Ana Mendes Godinho, que também participou nessa iniciativa, deu como exemplos desses projetos hotéis o Pestana Alvor ou o D. José, em Quarteira, que “se requalificaram e não estagnaram no tempo, melhorando a oferta turística da região”.

Na reunião da secretária de Estado estiveram presentes a Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), a Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), a Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), a Confederação dos Empresários do Algarve (CEAL), a Associação Nacional de Jovens Empresários do Algarve (ANJE Algarve) e a Região de Turismo do Algarve (RTA).

Pub