
Um grupo de quase 20 elementos, jovens e adultos, do Movimento MTS (ITM – ‘I Thirst’ Movement of mother Teresa of Calcutta) e do coro da comunidade do Imaculado Coração de Maria da paróquia da Sé de Faro, ligados à comunidade algarvia das irmãs Missionárias da Caridade, popularmente conhecidas como irmãs de Teresa de Calcutá, foi no passado sábado cantar cânticos de Natal às crianças internadas na pediatria do hospital de Faro.

O grupo, acolhido por Maria Brites, uma das três educadoras daquele hospital, ajudou a animar o Natal das 13 crianças que estavam internadas naquele dia. Não tendo podido entrar nos quartos por algumas crianças sofrerem de doenças infetocontagiosas, os jovens distribuíram sorrisos, deixaram algumas palavras de conforto e o desejo de rápidas melhoras, bem como estrelas com mensagens natalícias para ser entregue a cada um dos doentes.

Antes da visita, o grupo foi primeiro à capela da unidade hospitalar fazer uma oração pelos doentes e já na ala pediátrica com capacidade para 26 utentes que acolhe bebés desde um mês de idade até jovens com 18 anos, assistiu à explicação de como funciona o serviço de educação de infância naquele hospital.

A responsável pelo grupo explicou ao Folha do Domingo que os elementos do MTS costumam fazer algumas atividades de rua e, de modo particular, nesta altura do ano. Ana Paula Lopes contou que nos últimos anos foram cantar ao Mercado Municipal de Faro, mas não gostaram muito da experiência. “Não gostámos muito porque as pessoas passam um bocadinho indiferentes. Então lembrámo-nos de vir antes aqui porque já tínhamos vindo um ano com a catequese”, explicou.

Ana Paula Lopes acrescenta que o grupo, de constituição “volátil”, integra no total cerca de 20 pessoas “de todas as idades”. Nos últimos anos têm acompanhado o Movimento da Mensagem de Fátima e, uma vez por mês, no primeiro sábado, fazem adoração ao Santíssimo Sacramento, a oração do terço e a animação da eucaristia na capela de São Luís. De tarde, depois do almoço em conjunto, levam a cabo alguma atividade que pode ser de colaboração no lar das irmãs Missionárias da Caridade ou de contacto porta a porta, como distribuição de cruzes ou de convites para a catequese.

O grupo, do movimento que tem como lema a frase de Santa Madre Teresa “Pequenas coisas com grande amor”, naquele dia ao vir para o hospital, passou pela mata junto à escola Secundário João de Deus e deixou para quem precisasse vários cachecóis pendurados nas árvores.



