Pub

CeflaEm maio deste ano, o Conselho Presbiteral da Diocese do Algarve propunha que se iniciasse o processo de discernimento e formação dos candidatos ao diaconado permanente, apresentados pelos párocos e aceites pelo bispo do Algarve.

Aquele órgão consultivo do bispo diocesano sugeria que se confiasse ao padre Mário de Sousa, diretor do Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA), a orientação da formação teológico-pastoral dos candidatos e que o processo formativo deveria “ser aproveitado e alargado a todos os agentes de pastoral das paróquias da diocese”.

O CEFLA volta assim a promover, a partir do próximo dia 12 de outubro, um Curso Básico de Teologia para agentes de pastoral da Igreja algarvia com a duração de três anos que decorrerá semanalmente à segunda-feira, das 20 às 23h, na paróquia das Ferreiras.

Num email, a que Folha do Domingo teve acesso, dirigido aos párocos algarvios, o padre Mário de Sousa apela à participação no curso, lembrando tratar-se de “uma especial ocasião de uma formação mais consistente e sistemática” dos leigos, que, “tendo em conta a duração e intensidade”, não se sabe quando poderá voltar a repetir-se.

Para além dos candidatos ao diaconado permanente, a iniciativa apresenta-se destinada, sobretudo, a professores de Educação Moral e Religiosa Católica, catequistas, orientadores de grupos da Lectio Divina, animadores de grupos de jovens, dirigentes do Corpo Nacional de Escutas, ministros extraordinários da comunhão, orientadores da celebração dominical na ausência de ministro ordenado, acólitos e leitores.

Este ano letivo de 2015/2016 será constituído, no primeiro semestre que termina a 1 de fevereiro do próximo ano, pelas disciplinas de Revelação e Sagrada Escritura, lecionada pelo próprio padre Mário de Sousa, de Fé e Teologia, lecionada pelo padre Luís do Amaral, e de Teologia do Diaconado e Ministérios, lecionada pelo cónego José Pedro Martins. O segundo semestre, que funcionará de 15 de fevereiro a 6 de junho do próximo ano, incluirá as disciplinas Liturgia, lecionada pelo padre Carlos de Aquino, de Antigo Testamento (Lei e Profetas), lecionada pelo padre Frederico Lemos, e de Mistério de Deus e Cristologia, lecionada pelo padre Pedro Manuel.

Os interessados em realizar a formação, cuja propina semestral será de 50 euros, deverão preencher a ficha de inscrição que deve ser entregue nos Serviços Diocesanos de Pastoral, no Largo da Sé, nº 20, 8000-138 Faro, ou contactar através do telefone 289807590 para mais informações.

Pub