Pub

A obra, em curso desde o início do verão de 2011, incidiu sobre a cobertura e as paredes do edifício da Santa Casa da Misericórdia de Faro, cuja degradação representava um fator de perigo para os fiéis, embora nunca se tenha registado qualquer incidente.

A intervenção realizada ascendeu a cerca de 100 mil euros, sendo que 45 por cento desse valor foi comparticipado pelo Estado através do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC), sendo o restante investimento da responsabilidade da Santa Casa.

A igreja situa-se no edifício antes ocupado pelo Hospital da Misericórdia, que encerrou quando abriu o Hospital de Faro, em 1979.

A recuperação dos retábulos, também bastante degradados, seria o passo seguinte das obras agora realizadas mas que terá de aguardar pela disponibilização de novas verbas.

Recorde-se que, em dezembro do ano passado, a Santa Casa da Misericórdia inaugurou um núcleo museológico nos anexos da antiga sacristia da igreja.

A reabertura da igreja, construída no século XVI no lugar da primitiva ermida do Espírito Santo e situada na baixa da cidade, junto ao jardim Manuel Bivar, ocorreu no dia de Nossa Senhora da Visitação (31 de maio), padroeira das Misericórdias. A iniciativa foi marcada por uma conferência do frei Vitor Melícias, presidente emérito da Confederação Internacional das Misericórdias e ex-presidente da União das Misericórdias Portuguesas, sobre aquelas irmandades.

Seguiu-se depois a eucaristia, presidida pelo sacerdote franciscano e concelebrada pelo cónego José Pedro Martins, pároco da Sé de Faro, e pelo frei Paulo Ferreira, membro da comunidade algarvia da Ordem dos Frades Menores (franciscanos).

Na celebração, o frei Vitor Melícias, tal como o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Faro, Candeias Neto, regozijou-se com a reabertura do templo e disse ser aquele um grande dia para os farenses.

Após a eucaristia, realizou-se um cocktail e, à noite, teve lugar na igreja reaberta um concerto com o grupo coral II Capítulo.

Samuel Mendonça

Pub