Inicio | Igreja | Igreja do Algarve dá formação básica a novos catequistas

Igreja do Algarve dá formação básica a novos catequistas

O Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve iniciou no passado fim de semana o Curso de Iniciação para catequistas, previsto no seu plano de atividades para este ano pastoral 2016/2017.

A formação, que teve início no Centro Pastoral e Social da Diocese do Algarve, em Ferragudo e que ali terá continuidade no fim de semana de 4 e 5 de março, está a ser participada por 34 catequistas.

O curso está a ser orientado pela equipa do Setor Diocesano da Infância e Adolescência (SDCIA) e por outros formadores convidados. No passado sábado, o primeiro dia da formação, após o acolhimento e a oração da manhã, o padre Nuno Tovar de Lemos apresentou o tema “A Bíblia, sua constituição e importância na Catequese”, seguindo-se o tema “A realidade da nossa Catequese” por Rita Chaves.

De tarde, a mesma formadora apresentou “O que é a Catequese” e a irmã Josefina Teixeira “Quem é o Catequista”.

No domingo, a irmã Josefina Teixeira apresentou o tema “O que anuncia a Catequese”, seguindo-se a apresentação da irmã Leonor Bernardino sobre o que diz o Catecismo da Igreja Católica acerca da catequese, tendo cabido também à primeira formadora, após o almoço, a apresentação do tema “Que anúncio faz hoje a Igreja”.

O curso terá continuidade no dia 4 de março com os temas “Como anuncia o Catequista”, pela irmã Leonor Bernardino, “Itinerário Catequético” por Martha Soares e Rita Chaves, “Psicologia da Infância e Adolescência” e “A quem anuncia o Catequista” pela irmã Josefina Teixeira.
No dia 5 de março será apresentado o tema “O que diz a Igreja acerca da catequese” pela irmã Leonor Bernardino, seguindo-se um momento de trabalhos de grupo com a preparação de uma catequese que será apresentada.

Todos os dias os catequistas participam na eucaristia paroquial de Ferragudo.
A frequência do curso é complementada com a apresentação de um trabalho individual por escrito.

Verifique também

Seminário de S. José do Algarve celebrou o seu patrono e acolheu encontro de antigos seminaristas

O Seminário de São José de Faro voltou a acolher, no passado sábado, 18 de …