Breves
Inicio | Igreja | Igreja do Algarve dá formação básica a novos catequistas

Igreja do Algarve dá formação básica a novos catequistas

O Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve iniciou no passado fim de semana o Curso de Iniciação para catequistas, previsto no seu plano de atividades para este ano pastoral 2016/2017.

A formação, que teve início no Centro Pastoral e Social da Diocese do Algarve, em Ferragudo e que ali terá continuidade no fim de semana de 4 e 5 de março, está a ser participada por 34 catequistas.

O curso está a ser orientado pela equipa do Setor Diocesano da Infância e Adolescência (SDCIA) e por outros formadores convidados. No passado sábado, o primeiro dia da formação, após o acolhimento e a oração da manhã, o padre Nuno Tovar de Lemos apresentou o tema “A Bíblia, sua constituição e importância na Catequese”, seguindo-se o tema “A realidade da nossa Catequese” por Rita Chaves.

De tarde, a mesma formadora apresentou “O que é a Catequese” e a irmã Josefina Teixeira “Quem é o Catequista”.

No domingo, a irmã Josefina Teixeira apresentou o tema “O que anuncia a Catequese”, seguindo-se a apresentação da irmã Leonor Bernardino sobre o que diz o Catecismo da Igreja Católica acerca da catequese, tendo cabido também à primeira formadora, após o almoço, a apresentação do tema “Que anúncio faz hoje a Igreja”.

O curso terá continuidade no dia 4 de março com os temas “Como anuncia o Catequista”, pela irmã Leonor Bernardino, “Itinerário Catequético” por Martha Soares e Rita Chaves, “Psicologia da Infância e Adolescência” e “A quem anuncia o Catequista” pela irmã Josefina Teixeira.
No dia 5 de março será apresentado o tema “O que diz a Igreja acerca da catequese” pela irmã Leonor Bernardino, seguindo-se um momento de trabalhos de grupo com a preparação de uma catequese que será apresentada.

Todos os dias os catequistas participam na eucaristia paroquial de Ferragudo.
A frequência do curso é complementada com a apresentação de um trabalho individual por escrito.

Verifique também

Igreja do Algarve realizou jornada de formação sobre pastoral litúrgica

Depois de ter sido incluída, nos últimos dois anos na Jornada Teológico-Pastoral que incluiu também …