Inicio | Igreja | Igreja do Algarve iniciou formação básica a novos catequistas

Igreja do Algarve iniciou formação básica a novos catequistas

O Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve iniciou no passado fim-de-semana, um novo curso de formação básica para catequistas.

A formação, prevista no seu plano de atividades para este ano pastoral 2017/2018 que tem lugar no Seminário de São José de Faro, está a ser participada por 54 catequistas algarvios e orientada pela equipa do Sector Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA) e por outros formadores convidados.

Os formandos são oriundos das paróquias de Alvor, Estômbar, Ferreiras, Fuseta, Luz de Tavira, matriz de Portimão, Moncarapacho, Olhão, Quarteira, Quelfes São Brás de Alportel, São Bartolomeu de Messines, São Luís e Sé de Faro, Tavira e do vicariato do Siroco (Olhão).

No último sábado, após o acolhimento e a oração da manhã, Martha Soares apresentou o tema “A realidade da nossa catequese”, seguindo-se os temas “Como catequizava Jesus” e “O que diz a Igreja acerca da catequese”, respetivamente apresentados por Rita Chaves e pela irmã Leonor Bernardino.

De tarde, a irmã Josefina Teixeira apresentou “A imagem do catequista à luz da Bíblia e dos documentos da Igreja” e Martha Soares as “Dificuldades no anúncio da Boa Nova”.

No domingo, após a oração da manhã preparada pelos catequistas da paróquia da Fuseta, a irmã Josefina Teixeira apresentou o tema “Que anúncio faz hoje a Igreja”, sobre o Catecismo da Igreja Católica, e a irmã Leonor Bernardino abordou a temática “Fidelidade a Deus e ao Homem”, terminando a primeira metade da formação com a celebração da eucaristia.

Esta formação, que terá continuidade no fim de semana de 25 e 26 de novembro no mesmo local, inclui este ano, pela primeira vez, um módulo formativo sobre “A catequese para catequizandos do ensino especial”.

Em declarações ao Folha do Domingo, a irmã Josefina Teixeira, responsável pelo SDCIA, manifestou o seu agrado pela inclusão desta temática na formação inicial dos catequistas. O módulo será apresentado por Cesariano Martins, coordenador do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Diocese do Algarve, que também é catequista na paróquia da Fuseta.

No dia 25 de novembro, após a oração da manhã preparada pelos catequistas da paróquia da Luz de Tavira e do vicariato paroquial do Siroco (Olhão), com os temas “O que anunciar hoje” pelo padre Vasco Figueirinha, “O Itinerário catequético” por Martha Soares e Rita Chaves, “A catequese para catequizandos do ensino especial” por Cesariano Martins, “A quem anuncia o catequista” pelo padre Pedro Manuel e “Formação de grupos de trabalho”, pelas irmãs Josefina Teixeira e Leonor Bernardino.

No dia 26 de novembro, após a oração da manhã preparada pelos catequistas da paróquia da matriz de Portimão, seguir-se-á um momento de trabalhos de grupo com a preparação de uma catequese que será apresentada. A frequência do curso é complementada com a apresentação de um trabalho individual por escrito que deverá ser feita até dia 27 de janeiro de 2018.

Verifique também

Jovens algarvios já preparam a participação no Encontro Europeu de Taizé na Polónia

Os jovens algarvios já começaram a preparar a participação no Encontro Europeu de Jovens de …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR