Pub

D_manuel_quintas_familiasA Igreja do Algarve realiza no próximo dia 2 de fevereiro quatro encontros para a família, em cada uma das vigararias (circunscrições eclesiásticas das quais fazem parte várias paróquias) que constituem a diocese.

Os Encontros Vicariais de Famílias surgem no contexto do Programa Pastoral da Diocese do Algarve que neste ano 2013/2014 dá “particular atenção” à Pastoral da Família, procurando responder ao chamamento implícito no seu lema – “Chamados ao Amor” – em três particulares “dimensões vivenciais”: “o amor celebrado na comunidade, o amor vivido na família e o amor testemunhado no mundo”.

O documento sublinha que a Família deverá ser, por isso, um “incentivo inspirador e transversal a todas as iniciativas em que as demais dimensões pastorais se revejam”, apontando para a realização dos encontros que terão lugar no início do próximo mês como “momento de chegada”.

O Programa Pastoral propõe ainda a realização da Jornada da Igreja Diocesana no dia 7 de junho deste ano como “ação envolvente e culminante de todo o percurso pastoral a nível de Diocese”. “Para que tal aconteça as paróquias hão-de privilegiar a implementação e dinamização da pastoral familiar, e o respetivo serviço diocesano encontrará as respostas mais adequadas para as apoiar, envolvendo-se também no diálogo com as vigararias em ordem à consecução do Encontro Vicarial de Famílias e, com a coordenação pastoral, na preparação da Jornada da Igreja Diocesana”, pede-se.

Assim, no dia 2 de fevereiro, o encontro para as famílias das paróquias constituintes da vigararia de Portimão será realizado em Sagres sob o tema “Família que Celebra, Vive e Testemunha o Amor”, com início pelas 15h. A tarde, que contará com momentos de partilha, testemunho e animação, preparados pelas diversas paróquias, será concluída após a celebração da eucaristia que terá início pelas 18h.

O encontro para as famílias das paróquias que constituem a vigararia de Loulé realizar-se-á na paróquia de Ferreiras, no concelho de Albufeira, a partir das 15h. A tarde, que terminará com a celebração da eucaristia pelas 17h, será constituída pela apresentação da reflexão feita pelas famílias das paróquias daquela vigararia sobre a dimensão de “o amor vivido na família”, evidenciado pelo Programa Pastoral da Igreja algarvia.

O encontro para as famílias das paróquias que constituem a vigararia de Faro terá lugar no Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, a partir das 14.30h. A iniciativa contará com um jogo pedagógico, com trabalhos sectorizados para crianças, jovens e adultos e com a celebração da eucaristia (17.30h) na qual será realizada a bênção de mães e bebés nascidos no último ano por celebrar a Igreja naquele domingo a festa litúrgica da Apresentação de Jesus no templo.

O encontro para as famílias das paróquias que constituem a vigararia de Tavira será feito no salão da paróquia de Altura, a partir das 14.30h, sob o tema “Beleza do amor humano” e contará com uma palestra de Filipa Ribeiro Cunha, especialista em questões sobre a família. A iniciativa contará também com testemunhos de casais pertencentes a movimentos eclesiais de espiritualidade familiar e terminará com uma celebração mariana pelas 17.30h.

Pub