Pub

Cartaz da Semana de Oração pelas Vocações
Cartaz da Semana de Oração pelas Vocações

O Secretariado da Pastoral Vocacional da Diocese do Algarve promove amanhã uma vigília de oração, pelas 21h, no Seminário de São José de Faro.

A iniciativa realiza-se no âmbito da 52ª Semana de Oração pelas Vocações que a Igreja promove pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios da Conferência Episcopal Portguesa a partir do próximo domingo, prolongando-se até ao domingo seguinte (26 de abril), sob o tema “Seguir Jesus, Caminho de Beleza, Vocação & Santidade”.

Na sua mensagem para o 52.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações (26 de abril), divulgada pelo Vaticano no passado dia 14 deste mês, o Papa defendeu que a “vocação cristã” está ligada ao compromisso solidário em “favor da libertação dos irmãos, sobretudo dos mais pobres”.

A mensagem tem como título “O êxodo, experiência fundamental da vocação” e sublinha que “a vocação cristã só pode nascer dentro duma experiência de missão”.

O Papa desafiou os jovens a serem capazes de sair de si próprios e da “falsa estabilidade” para seguir o sacerdócio e a vida consagrada.

Também o bispo do Algarve tem dirigido apelos constantes sobre este tema, o último dos quais na Missa Crismal da passada Quinta-feira Santa, tendo convocado a Igreja algarvia a um “renovado empenho da pastoral vocacional”.

“Felizmente tem crescido a sensibilização e o envolvimento das nossas comunidades paroquiais em resposta a este apelo. Reconheço, no entanto, que o caminho a percorrer continua a ser urgente e exigente, de modo a que cresça ainda mais o entusiasmo, o fascínio por Jesus Cristo e o ardor apostólico pela realização da missão da Igreja”, acrescentou D. Manuel Quintas na Sé de Faro.

com Ecclesia

Pub