Pub

Com a participação total de cerca de 195 jovens, estas iniciativas, realizadas em três das quatro vigararias da diocese algarvia, procuraram abordar as “verdades da fé” proclamadas pelos católicos na oração do Credo.

A estrutura do encontro foi composta por quatro dinâmicas – creio em Deus-Pai, creio em Deus-Filho, creio em Deus-Espírito Santo e creio na Igreja – às quais foi somada uma quinta dinâmica: a da oração.

Partindo do contexto do Facebook foi proposto aos grupos de participantes que, à semelhança do que acontece naquela rede social e após cada dinâmica sugerida, fizessem publicações nas redes sociais fictícias “Godbook”, “Christbook”, “Spiritbook” e “Churchbook”.

Para a dimensão sobre Deus-Pai a dinâmica em causa baseou-se na música “Que Deus?” de Boss AC, para a dimensão sobre Deus-Filho os trabalhos incidiram sobre a Bíblia, para a dimensão do Espírito Santo foram abordados os seus dons e, para a dimensão da Igreja, foi visualizado um vídeo.

No decurso da oração, os participantes foram convidados a fazer a sua reflexão sobre quem é Deus, Jesus, o Espírito Santo e a Igreja e como gostariam de se comprometer com estas quatro realidades.

Ao Folha do Domingo, o padre Pedro Manuel, responsável pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional, mostrou-se contente com o balanço destes encontros. “Tendo em conta que estamos no Ano da Fé e que fazemos parte de uma diocese que tem muitas atividades, a avaliação é sempre positiva”, afirmou.

Nos encontros destinados aos jovens das paróquias das vigararias de Portimão (19 de janeiro), Loulé (16 de fevereiro) e Faro (9 de março), participaram, respetivamente, cerca de 30, 150 e 60 jovens. Na vigararia de Tavira não se realizou encontro por não ter havido inscrições suficientes.

Samuel Mendonça

Pub