Pub

O vigário episcopal para a Pastoral da Diocese do Algarve afirmou na Assembleia Diocesana, que serviu para lançar o novo Programa Pastoral da Igreja Católica algarvia que se estende até 2017, que este segundo nível de formação será proposto realizar-se nas diversas paróquias nos “momentos forte do tempo litúrgico” (Advento, Quaresma e Tempo Pascal) “em ordem à revitalização da fé”.

Aquele responsável, que se referiu aos “aspetos essenciais” deste primeiro ano do novo Programa Pastoral, lembrou que, em 2012-2013, a Igreja algarvia se debruçará sobre a constituição dogmática Lumen Gentium e pediu uma “especial atenção” ao “diálogo Família-Catequese”. O cónego José Pedro Martins desafiou as paróquias a aproveitar o “envolvimento da família durante a catequese dos filhos”, por exemplo, “possibilitando o contacto com as temáticas dos catecismos”.

O vigário para a pastoral alertou ainda para a possibilidade da organização de “ações de evangelização concertada e programada em zonas, bairros, nas periferias das paróquias, sobretudo nas grandes cidades” e exortou ao aproveitamento das homilias, das preparações para os sacramentos, das celebrações de exéquias para a “explicação das afirmações de fé no credo”.

O sacerdote lembrou que o novo Programa Pastoral da diocese algarvia “continua a privilegiar a Lectio Divina” (forma aprofundada de oração, a partir da leitura da Bíblia, que exige disponibilidade de tempo e de espírito), pede também “especial atenção à Pastoral Juvenil” e apelou ao cuidado com a Pastoral Vocacional para que se “continue a incrementar a constituição de equipas paroquiais”.

“É imperioso que daqui partamos tocados, abertos e decididos a dar continuidade a quanto hoje a nossa Igreja diocesana nos está a pedir. Muitos, com quem nos cruzamos todos os dias, esperam encontrar a fé no nosso rosto, nos nossos corações e nas nossas comunidades”, concluiu.

A Assembleia Diocesana prosseguiu com uma celebração de memória da vivência, no Algarve, do Concílio Vaticano II, cujo 50º aniversário da abertura se celebra este ano, e com a eucaristia de abertura do Ano da Fé (outubro de 2012 a novembro de 2013), proclamado pelo Papa para toda a Igreja.

Samuel Mendonça

Pub