A Igreja do Algarve reuniu-se ontem à noite na Sé de Faro para rezar pelos diáconos Fábio Pedro e Samuel Camacho que amanhã serão ordenados sacerdotes.

Na vigília de oração a que presidiu, o reitor do Seminário de Faro apelou à continuidade da oração por aqueles que se consagram. O padre António de Freitas exortou a continuar a “pedir a Deus que os torne fiéis àquele a quem entregam a sua vida” e a “suplicar para que renove e reavive neles o dom que lhes foi confiado”. “A oração do povo de Deus continua a ser sempre necessária para que continuemos no caminho da fidelidade. É, muitas vezes, pela oração e pela fidelidade do povo de Deus que a nossa fidelidade se renova”, acrescentou, lembrando que “a súplica pelas vocações deve ser contínua”.

Aquele responsável disse ainda ser uma noite de “gratidão e suplica” para que eles que vão ser ordenados “possam ser o rosto alegre e misericordioso de Jesus na Igreja que são chamados a servir”. “Acho que esta é a principal atitude nesta noite, a da gratidão, porque aquilo que eles são e aquilo que eles têm vem do Senhor e, certamente, muito daquilo que eles terão para oferecer será sempre dom de Deus”, afirmou, acrescentando que “só um olhar agradecido consegue reconhecer que aquilo que acontece na vida de alguém que é transformado pelo ministério ordenado é dom de Deus e não simplesmente capacidade ou força humana”.
Dirigindo-se aos futuros sacerdotes, o padre António de Freitas pediu-lhes que permaneçam no amor de Deus. “É o amor que dá sentido à vossa entrega já feita no diaconado e agora, no domingo, no presbiterado. É o amor de Jesus e em Jesus que dará sentido à vossa entrega nas alegrias e nas tristezas”, observou, acrescentando: “fixem este verbo permanecer. Permanecer nele permanecer, no amor dele para permanecermos sempre no amor apaixonado e incalculável pelo povo que ele nos confia”.
Por fim, pediu-lhes que “sejam ministros da alegria e ministros alegres”. “Precisamos de ministros alegres e de ministros que sirvam a alegria ao povo de Deus. Mesmo nos momentos difíceis, nos sofrimentos, alegrai-vos porque nos configuramos com Jesus”, prosseguiu.

Na celebração, os futuros padres realizaram a sua profissão de fé e a promessa de incardinação na diocese e prometeram ainda “cumprir as obrigações resultantes do dom de Deus que é o celibato” e assim “aderir a Cristo com o coração indiviso” e dedicarem-se “mais livremente ao serviço de Deus e dos homens”.
Os diáconos Fábio Pedro e Samuel Camacho serão amanhã ordenados pelas 16h pelo bispo do Algarve na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.
com Migaça Marques