Igreja do Algarve em festa pela ordenação de novo diácono rumo ao sacerdócio
Inicio | Igreja | Igreja do Algarve vai dar formação básica a novos catequistas

Igreja do Algarve vai dar formação básica a novos catequistas

Foto © Samuel Mendonça

O Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve promove a partir de amanhã, um novo curso de iniciação para catequistas, previsto no seu plano de atividades para este ano pastoral 2017/2018.

A formação, que se realizará este fim-de-semana no Seminário de São José de Faro e que ali terá continuidade no fim de semana de 25 e 26 de novembro, será participada por 56 catequistas algarvios e este ano terá, pela primeira vez, um módulo formativo sobre “A catequese para catequizandos do ensino especial”.

Em declarações ao Folha do Domingo, a irmã Josefina Teixeira, responsável pelo Sector Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA), manifestou o seu agrado pela inclusão desta temática na formação inicial dos catequistas. O módulo será apresentado por Cesariano Martins, coordenador do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Diocese do Algarve, que também é catequista na paróquia da Fuseta.

Para além deste e de outros formadores convidados, o curso será orientado pela equipa do SDCIA. Amanhã, após o acolhimento e a oração da manhã, Martha Soares apresentará o tema “A realidade da nossa catequese”, seguindo-se os temas “Como catequizava Jesus” e “O que diz a Igreja acerca da catequese”, respetivamente apresentados por Rita Chaves e pela irmã Leonor Bernardino.

De tarde, a irmã Josefina Teixeira apresentará “A imagem do catequista à luz da Bíblia e dos documentos da Igreja” e Martha Soares as “Dificuldades no anúncio da Boa Nova”.

No domingo, após a oração da manhã preparada pelos catequistas da paróquia da Fuseta, a irmã Josefina Teixeira apresentará o tema “Que anúncio faz hoje a Igreja”, sobre o Catecismo da Igreja Católica, e a irmã Leonor Bernardino abordará a temática “Fidelidade a Deus e ao Homem”, terminando a primeira metade da formação com a celebração da eucaristia.

O curso terá continuidade no dia 25 de novembro, após a oração da manhã preparada pelos catequistas da paróquia da Luz de Tavira e do vicariato paroquial do Siroco (Olhão), com os temas “O que anunciar hoje” pelo padre Vasco Figueirinha, “O Itinerário catequético” por Martha Soares e Rita Chaves, “A catequese para catequizandos do ensino especial” por Cesariano Martins, “A quem anuncia o catequista” pelo padre Pedro Manuel e “Formação de grupos de trabalho”, pelas irmãs Josefina Teixeira e Leonor Bernardino.

No dia 26 de novembro, após a oração da manhã preparada pelos catequistas da paróquia da matriz de Portimão, seguir-se-á um momento de trabalhos de grupo com a preparação de uma catequese que será apresentada. A frequência do curso é complementada com a apresentação de um trabalho individual por escrito que deverá ser feita até dia 27 de janeiro de 2018.

Verifique também

Diocese do Algarve realizou formação sobre o Advento e o Natal para coros litúrgicos

A Diocese do Algarve iniciou no passado sábado uma formação para os coros litúrgicos destinada …