Inicio | Igreja | Igrejas cristãs algarvias voltaram a rezar pela unidade

Igrejas cristãs algarvias voltaram a rezar pela unidade

Oracao_ecumenica_2016 (5)
Foto © Samuel Mendonça

As Igrejas cristãs do Algarve voltaram a reunir-se na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos para implorarem esse dom do mesmo Deus em que todas crêem.

Católicos, anglicanos, luteranos e ortodoxos (moldavos) encontraram-se, no passado dia 23 de janeiro à tarde, na Sé de Faro, para rezarem juntos pela unidade cristã durante a semana de oração por essa intenção que se realizou de 18 a 25 do mês passado.

Sob o tema “Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor”, inspirando na Primeira Carta de S. Pedro (I Pedro 2,9), a oração, preparada este ano por um grupo de representantes de diversas regiões da Letónia, por iniciativa do arcebispo católico de Riga, contou com a presença do bispo D. Manuel Quintas, dos cónegos José Pedro Martins, Joaquim Nunes e Manuel Rodrigues e do padre António da Rocha, em representação da Igreja católica algarvia, do pastor Hans Uwe Hüllweg em representação da Igreja Luterana alemã, do padre Ioan Rîşnoveanu, em representação da Igreja Ortodoxa romena, do padre Ioan Gherbovetchi em representação da Igreja Ortodoxa moldava e de duas senhoras, ministros leigos da Igreja Anglicana que se encontra à espera da nomeação do seu pastor.

Na celebração, organizada pelo Movimento dos Focolares e animada pelos jovens católicos da comunidade do Imaculado Coração de Maria da paróquia da Sé de Faro, o bispo da Igreja Católica do Algarve começou por destacar o objetivo da iniciativa. “Reunimo-nos como Igrejas Cristãs presentes no Algarve, correspondendo deste modo àquele que é o objetivo desta semana: encontramo-nos, escutarmos juntos a palavra, partilharmos esta palavra e rezarmos, fazermos nossa a oração de Jesus ao Pai pela unidade de todas as Igrejas Cristãs”, frisou D. Manuel Quintas.

O prelado destacou que todos os cristãos são irmãos pelo batismo. “Todos nós, pelo batismo, o mesmo e único batismo na água e Espírito Santo, somos nação santa, povo eleito, sacerdócio real. O batismo iniciou para cada um de nós este itinerário de fé que consolida diariamente a experiência de oração que nos convoca para a missão de anunciar a alegria do evangelho”, afirmou.

A propósito do Ano Santo da Misericórdia que a Igreja Católica está a celebrar, o bispo do Algarve lembrou que “a misericórdia é, seguramente, caminho de unidade e de paz” e, citando o papa, destacou a oportunidade da Semana da Oração pela Unidade dos Cristãos para crescer nesse dom. “Constitui um tempo favorável e oportuno para que se torne mais eficaz e vivo o nosso testemunho de crentes em Cristo, um tempo extraordinário de graça, de regresso e de procura do essencial na nossa vida. Queremos progredir sempre mais neste caminho de unidade que todos procuramos. É evidente que a oração pela unidade não é apenas durante uma semana, mas deve empenhar-nos e envolver-nos ao longo de todo o ano”, afirmou.

A propósito do gesto do acedimento de uma vela e do provar de uma pitada de sal que cada participante foi convidado a fazer, o bispo diocesano deixou ainda um apelo. “Procuremos manter acesa esta luz que é a da nossa fé”, pediu.

Também o pastor Hans Uwe Hüllweg destacou o significado do batismo. “Através do batismo fomos resgatados das nossas mortes e Cristo deu-nos uma nova vida através da sua ressurreição. Renascemos pela água e pelo Espírito Santo. Essa é a razão pela qual pertencemos a Deus e pela qual nos devemos consciencializar que é mais o que temos mais em comum do que o que nos separa”, afirmou, explicando que a Igreja Luterana alemã se reúne na capela do Carvoeiro (Lagoa), por cedência da Igreja Católica, facto que considerou um “grande sinal do relacionamento ecuménico” e que agradeceu.

Hans Uwe Hüllweg convidou ainda todos a participarem na celebração do Dia Mundial da Oração no Carvoeiro que a Igreja Luterana irá promover no dia 4 de março pelas 19h.

Verifique também

Seminário de Faro conta este ano com dois seminaristas da Arquidiocese de Évora

O Seminário de São José de Faro, instituição dedicada à formação dos futuros sacerdotes da …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR