Inicio | Igreja | Igrejas Luterana e Anglicana agradecem “hospitalidade” da Igreja Católica algarvia

Igrejas Luterana e Anglicana agradecem “hospitalidade” da Igreja Católica algarvia

O bispo da Igreja Católica do Algarve D. Manuel Quintas (E), o pastor da Igreja Luterana alemã Andreas Lemmel (C) e o pastor da Igreja Anglicana Mark Wilson (D) • Foto © Samuel Mendonça

A Igreja Luterana e a Igreja Anglicana agradeceram no passado sábado a “hospitalidade” da Igreja Católica no Algarve.

Na oração ecuménica realizada naquele dia na igreja de São Francisco, em Faro, no contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18 a 25 de janeiro), o representante da Igreja Luterana alemã lembrou a sua presença há 25 anos no Algarve, tendo como espaço de culto a igreja do Carvoeiro (Lagoa) cedida pela Igreja Católica. “Estamos profundamente gratos por esta hospitalidade espiritual. Entendemo-la como um sinal de reconciliação entre as nossas Igrejas”, afirmou o pastor Andreas Lemmel.

Também o representante da Igreja Anglicana – presente no Algarve, no barlavento, na igreja da Luz de Lagos e, no sotavento, na igreja de Pereiras (Quarteira) – manifestou semelhante agradecimento. “Tal como o pastor Andreas, gostaria de aproveitar esta oportunidade para dizer do quanto nós, na comunidade anglicana em Portugal, apreciamos a hospitalidade que nos têm prestado durante muitos anos, através do bispo D. Manuel e dos padres que o ajudam no Algarve”, afirmou o pastor Mark Wilson que assiste a comunidade britânica.

“Não poderíamos trabalhar aqui se não tivéssemos este espírito de partilha e este relacionamento que temos construído ao longo de muitos anos. Apreciamos a vossa generosidade que agradecemos”, prosseguiu o representante da Igreja Anglicana que tem ainda espaços próprios de culto em Boliqueime e Gorjões (Santa Bárbara de Nexe).

A Igreja Católica algarvia tem ainda templos cedidos às Igrejas Greco-Católica, Ortodoxa romena e Ortodoxa russa. Para além destas Igrejas está ainda presente no Algarve, o Patriarcado Ecuménico Ortodoxo de Constantinopla, composto por membros de várias nacionalidades, que celebram na capela da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.

Verifique também

Renovamento Carismático Católico do Algarve realizou encontro de oração na igreja de Almádena

No passado dia 8 deste mês, a equipa de serviço do Renovamento Carismático Católico (RCC), …