Breves
Inicio | Igreja | Igrejas Luterana e Anglicana agradecem “hospitalidade” da Igreja Católica algarvia

Igrejas Luterana e Anglicana agradecem “hospitalidade” da Igreja Católica algarvia

O bispo da Igreja Católica do Algarve D. Manuel Quintas (E), o pastor da Igreja Luterana alemã Andreas Lemmel (C) e o pastor da Igreja Anglicana Mark Wilson (D) • Foto © Samuel Mendonça

A Igreja Luterana e a Igreja Anglicana agradeceram no passado sábado a “hospitalidade” da Igreja Católica no Algarve.

Na oração ecuménica realizada naquele dia na igreja de São Francisco, em Faro, no contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18 a 25 de janeiro), o representante da Igreja Luterana alemã lembrou a sua presença há 25 anos no Algarve, tendo como espaço de culto a igreja do Carvoeiro (Lagoa) cedida pela Igreja Católica. “Estamos profundamente gratos por esta hospitalidade espiritual. Entendemo-la como um sinal de reconciliação entre as nossas Igrejas”, afirmou o pastor Andreas Lemmel.

Também o representante da Igreja Anglicana – presente no Algarve, no barlavento, na igreja da Luz de Lagos e, no sotavento, na igreja de Pereiras (Quarteira) – manifestou semelhante agradecimento. “Tal como o pastor Andreas, gostaria de aproveitar esta oportunidade para dizer do quanto nós, na comunidade anglicana em Portugal, apreciamos a hospitalidade que nos têm prestado durante muitos anos, através do bispo D. Manuel e dos padres que o ajudam no Algarve”, afirmou o pastor Mark Wilson que assiste a comunidade britânica.

“Não poderíamos trabalhar aqui se não tivéssemos este espírito de partilha e este relacionamento que temos construído ao longo de muitos anos. Apreciamos a vossa generosidade que agradecemos”, prosseguiu o representante da Igreja Anglicana que tem ainda espaços próprios de culto em Boliqueime e Gorjões (Santa Bárbara de Nexe).

A Igreja Católica algarvia tem ainda templos cedidos às Igrejas Greco-Católica, Ortodoxa romena e Ortodoxa russa. Para além destas Igrejas está ainda presente no Algarve, o Patriarcado Ecuménico Ortodoxo de Constantinopla, composto por membros de várias nacionalidades, que celebram na capela da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.

Verifique também

Igreja do Algarve celebra amanhã o seu padroeiro, São Vicente

A Igreja do Algarve vive amanhã um dia particularmente significativo por celebrar a solenidade do …