Pub

No encontro, que teve lugar pela manhã no Centro Paroquial e Social de Loulé, participaram 70 jovens e alguns animadores, oriundos das paróquias de Conceição de Faro, Ferreiras, Lagoa, Loulé, Mexilhoeira da Carregação, Mexilhoeira Grande, Paderne, Parchal, São Pedro de Faro (incluindo a comunidade do Patacão) e Tavira, que levaram mais de uma centena de fichas de inscrição para os respectivos grupos, para jovens interessados em participar que não puderam ir a Loulé.

No sábado, a maioria dos presentes, para além de ter formalizado a sua inscrição, sinalizou a sua participação com a entrega de 115 ou 150 euros, correspondente à primeira de três prestações, conforme a modalidade de participação. Recorde-se que há duas modalidades da participação algarvia na JMJ de Madrid. A primeira, no valor de 315 euros por pessoa, contempla apenas a participação na JMJ, com partida do Algarve no dia 15 de Agosto e regresso no dia 22 desse mês, e a segunda, no valor de 430 euros por pessoa, com saída do Algarve no dia 5 de Agosto, prevê a passagem de 7 a 14 por Taizé e regresso ao Algarve no dia 22 do mesmo mês.

Para além das viagens de autocarro, em ambas as modalidades é contemplada a inscrição na JMJ com os respectivos materiais promocionais, o alojamento e a alimentação nos termos previstos, o acesso a transportes públicos em Madrid, o kit nacional de identificação dos portugueses e a quota de solidariedade com os países mais pobres estabelecida pela organização. Na segunda modalidade, a inscrição contempla ainda a estadia (alojamento e alimentação) em Taizé.

No caso da primeira modalidade, para além da primeira prestação paga agora haverá mais duas, a liquidar nos dias 12 de Março (100 euros) e 4 de Junho (100 euros) nos restantes dois encontros formativos que ainda terão lugar. Até dia 14 de Março, no caso de desistências, será devolvido 70% do valor pago.

Na segunda modalidade, as duas restantes prestações serão pagas nos mesmos dias, sendo 150 euros a 12 de Março e 130 euros a 4 de Junho. Após o dia 15 de Março, no caso de desistências, não haverá lugar a qualquer reembolso, a não ser que existam substitutos em lista de espera que cumpram as condições de inscrição e os desistentes só serão reembolsados caso os substitutos paguem as prestações vencidas até à data.

Até agora as JMJ com maior participação algarvia foram Santiago de Compostela (1989) com 50 algarvios, Paris (1997) com 150, Roma (2000) com 400, Colónia (2005) com 113 e Sidney (2008) com 13. Os interessados em participar ou saber mais informações deverão contactar o SDPJ no Largo da Sé, 19-20, em Faro ou através do telefone 289 807 590 ou do e-mail juventude@diocese-algarve.pt.

Samuel Mendonça

Pub