O Instituto Piaget de Silves vai acolher duas valências na área da deficiência e da saúde mental.

O protocolo de colaboração, assinado entre aquela entidade e Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) Amigos dos Pequeninos no passado mês de março, prevê a cedência de espaços no campus académico para a criação de uma unidade de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental e um espaço Multiusos.

A parceria prevê a criação de um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), de uma residência de apoio máximo para a infância e a adolescência e de outra residência para adultos. Ambas as residências estarão integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) para a Saúde Mental. No total, prevê-se que sejam criados 70 postos de trabalho, muitos dos quais especializados, podendo as novas infraestruturas acolher até 62 utentes nas diferentes respostas sociais.

Segundo o diretor do Instituto Piaget de Silves, trata-se de uma “resposta a algo que não existe nem na região, nem no Baixo Alentejo”. Nelson Sousa explicou ao Folha do Domingo que a parceria resultou de um contacto da IPSS com quem o Piaget já tem colaborado noutros âmbitos. “Achamos que é uma mais-valia para o campus, mesmo para a oferta formativa e até para dinamizar aqui outro tipo de formações”, acrescenta aquela responsável, uma vez que o projeto permitirá também criar espaços de aprendizagem para os estudantes da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Silves, no âmbito dos ensinos clínicos, saídas profissionais e outros contextos.

A cedência das instalações, que podem ser usadas para as aulas e para os estágios, é feita a cerca de 40 anos e a IPSS fica com o encargo da sua requalificação e equipamento, num investimento que deverá rondar os 3,5 milhões de euros. A efetivação da parceria só foi possível com os apoios do Município de Silves, no âmbito da alteração do direito de superfície anteriormente atribuído, para viabilizar esta nova valência de utilidade pública, bem como da Segurança Social e da Administração Regional de Saúde do Algarve.

A data de conclusão de todas as valências do projeto, sujeito a uma candidatura ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, está prevista para 2027.

A Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Silves ministra cursos de licenciatura, pós-graduação e cursos técnicos superiores profissionais no âmbito do Ensino Superior Politécnico, em áreas como Enfermagem, Fisioterapia, Osteopatia, e Serviço Familiar e Comunitário, Gerontologia, entre outras.