Breves
Inicio | Igreja | Jornada de formação sobre história da Igreja do Algarve

Jornada de formação sobre história da Igreja do Algarve

A Diocese do Algarve, através do seu Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA), promove no próximo dia 7 de maio uma jornada de formação sobre história da Igreja do Algarve.

A iniciativa, que se realizará no Centro Pastoral e Social da Diocese do Algarve, em Ferragudo, terá como formador o cónego Joaquim Nunes, tendo início pelas 9.30h com o acolhimento, seguindo-se pelas 9.50h a oração e abertura da jornada.

O programa será dividido em três épocas históricas. A primeira, do século III ao XVI, abordará “A evangelização da Península”, “A Igreja de Ossónoba”, “A questão de Prisciliano”, “A invasão árabe e os cristãos, o culto a São Vicente”, “A reconquista cristã e a Diocese de Silves” e “Os Bispos de Silves e a organização da Diocese”.

A segunda, do século XVI ao XVIII, abordará “A transferência da sede episcopal” e “Os Bispos e a ação de alguns (D. Jerónimo Osório, D. Fernando de Mascarenhas, D. António Pereira da Silva, D. Frei Lourenço de Santa Maria, D. Francisco Gomes do Avelar)” e a terceira, que analisará os séculos XIX e XX, abordará “A Igreja do Algarve e D. Francisco Gomes perante as Invasões Francesas”, “A Igreja do Algarve e a implantação do Liberalismo”, “A reorganização da vida eclesial até 1910”, “A República e a Igreja do Algarve”, “Renovação eclesial”, “A receção do Concílio” e “Os Bispos do século XX”.

Embora se destine primariamente aos alunos do Curso Básico de Teologia, a jornada está aberta a todos os que quiserem participar, bastando fazer a inscrição até 3 de maio nos Serviços Diocesanos de Pastoral, Largo da Sé, 19, em Faro, sendo que não serão aceites inscrições no próprio dia.

Verifique também

Padre Carlos de Aquino alertou que a Igreja de Deus são as pessoas e não a casa onde se reúnem

Lembrando o que diz a Bíblia, o padre Carlos de Aquino evidenciou na última segunda-feira …