Inicio | Igreja | Jornada de formação sobre história da Igreja do Algarve

Jornada de formação sobre história da Igreja do Algarve

A Diocese do Algarve, através do seu Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA), promove no próximo dia 7 de maio uma jornada de formação sobre história da Igreja do Algarve.

A iniciativa, que se realizará no Centro Pastoral e Social da Diocese do Algarve, em Ferragudo, terá como formador o cónego Joaquim Nunes, tendo início pelas 9.30h com o acolhimento, seguindo-se pelas 9.50h a oração e abertura da jornada.

O programa será dividido em três épocas históricas. A primeira, do século III ao XVI, abordará “A evangelização da Península”, “A Igreja de Ossónoba”, “A questão de Prisciliano”, “A invasão árabe e os cristãos, o culto a São Vicente”, “A reconquista cristã e a Diocese de Silves” e “Os Bispos de Silves e a organização da Diocese”.

A segunda, do século XVI ao XVIII, abordará “A transferência da sede episcopal” e “Os Bispos e a ação de alguns (D. Jerónimo Osório, D. Fernando de Mascarenhas, D. António Pereira da Silva, D. Frei Lourenço de Santa Maria, D. Francisco Gomes do Avelar)” e a terceira, que analisará os séculos XIX e XX, abordará “A Igreja do Algarve e D. Francisco Gomes perante as Invasões Francesas”, “A Igreja do Algarve e a implantação do Liberalismo”, “A reorganização da vida eclesial até 1910”, “A República e a Igreja do Algarve”, “Renovação eclesial”, “A receção do Concílio” e “Os Bispos do século XX”.

Embora se destine primariamente aos alunos do Curso Básico de Teologia, a jornada está aberta a todos os que quiserem participar, bastando fazer a inscrição até 3 de maio nos Serviços Diocesanos de Pastoral, Largo da Sé, 19, em Faro, sendo que não serão aceites inscrições no próprio dia.

Verifique também

Igreja publica desdobrável para ajudar no debate sobre a eutanásia

A Conferência Episcopal Portuguesa publicou um folheto com ‘perguntas e respostas sobre a Eutanásia’, para …