Pub

O evento que teve lugar no passado dia 29 de maio, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, contou com a presença do vice-presidente da autarquia, José Carlos Rolo, o presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva e Sousa, o vereador responsável pela Reabilitação Urbana, José Sequeira e o presidente da APAP, Fernando Pessoa.

Foram vários os temas em debate, entre os quais “Espaços de Recreio”, “Intervenção no Espaço Público”, “Parques Infantis” e “Equipamentos de Exterior”, tendo as empresas convidadas dado a conhecer alguns projetos inovadores, casos críticos e exemplos de sucesso.

José Carlos Rolo realçou a importância das Jornadas, sobretudo tendo em consideração o momento difícil pelo qual as autarquias estão a passar, “constrangimento que pode ser encarado como uma oportunidade para repensar o que está feito e planear de forma sustentável as intervenções futuras porque o espaço público é de todos”, opinião partilhada pelos restantes oradores.

Das conclusões destas Jornadas, a autarquia destaca em comunicado “a importância de melhorar o espaço público ao nível da qualidade paisagística, adoção de boas práticas com vista à sustentabilidade e atratividade para estes espaço privilegiados de recreio e lazer, considerar verbas para a construção dos equipamentos, sem esquecer os custos de manutenção a médio e longo prazo, pensar nas necessidades dos utilizadores durante a fase de projeto e criar espaços inclusivos e intergeracionais, utilizando materiais simples e de preferência reutilizáveis”.

A próxima sessão está marcada para dia 26 de junho, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, entre as 14h00 e as 17h00, sendo o tema escolhido “Verde Urbano/Vegetação”.

A participação é gratuita mas está sujeita a inscrição. Os interessados podem contatar diretamente o GRUA, através do tel. 289 599 595 ou para o endereço grua.cma@gmail.com.

Pub