Pub

Os jovens daquela comunidade algarvia explicam que esta oportunidade surgiu no seguimento do contacto mantido com as famílias australianas que os acolheram há três anos.

Charlotte, Aurelia, Dorothea, Lorraine, Bosco, Beka, Patricia e Susan, pertencentes foram ao St Pauls Youth, da Diocese de Brisbane, chegaram ao Algarve no dia 10 de agosto, tendo sido recebidos pelos jovens da paróquia e também pelos presidentes da Câmara de Albufeira e da Junta Freguesia de Ferreiras.
Durante cinco dias os visitantes foram brindados com muitos passeios culturais e de lazer, tendo conhecido Albufeira, Faro, Paderne, Sagres, Silves, Tavira e Vila do Bispo.

Elsa Santiago Gaio, da paróquia de Ferreiras e membro do Sector da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve, explica que a recepção só foi possível com o apoio do pároco de Ferreiras, o padre Carlos César Chantre, que “incentivou os seus jovens a acolher outros jovens”. “Também as paróquias de Tavira e Vila do Bispo e Sagres apoiaram esta iniciativa, bem como as respectivas autarquias”, explica aquela responsável.

Elsa Gaio fala de uma “experiência muito enriquecedora para os jovens de Ferreiras, que dignificaram exemplarmente a sua diocese”. “Aprendemos muito com a simplicidade e união daquele grupo e a maneira rica e intensa como louvam Jesus, como fio condutor das suas vidas”, acrescenta, garantindo que os visitantes “sentiram-se em casa”.

Num testemunho de agradecimento, a que a FOLHA DO DOMINGO teve acesso, os jovens australianos mostram-se gratos por terem sido acolhidos por um “grupo maravilhoso” que os recebeu de “braços abertos” e pelo apoio durante toda a JMJ. “Desde o primeiro dia, nunca nos sentimos como estrangeiros ou estranhos, mas antes amados, cuidados e mimados pelos nossos irmãos portugueses. O nosso grupo não poderia estar mais grato pela maravilhosa hospitalidade dos nossos irmãos católicos da paróquia de São José, em particular o seu pároco”, complementam.

Samuel Mendonça
Pub