Pub

A iniciativa, que visou informar os interessados sobre todo o processo de inscrição e preparação para aquele encontro mundial dos jovens católicos com o Papa Bento XVI, teve lugar na igreja paroquial das Ferreiras (Albufeira).

Após a oração da manhã e a apresentação dos 17 participantes das paróquias de Ferreiras, Loulé, Sé de Faro e Vila do Bispo, seguiu-se a visualização de um vídeo promocional da JMJ e as informações sobre prazos e valores da inscrição, bem como das catequeses de preparação previstas.

A participação algarvia na JMJ admite, então, três possibilidades de inscrição. A primeira, no valor de 1500 euros, é mais completa porque inclui o voo charter Lisboa – São Paulo – Lisboa, o alojamento e alimentação durante a Semana Missionária (período nas dioceses de acolhimento, de 16 a 22 de julho, que antecede a JMJ propriamente dita) e o alojamento e alimentação durante a Semana da JMJ, para além do seguro, passes para transportes e materiais do kit do peregrino.

As duas restantes opções não incluem a viagem e ambas custarão aos participantes 265 euros. A segunda contempla a participação na Semana Missionária e na Semana da JMJ e a terceira apenas a participação na Semana da JMJ, sendo que ambas incluem igualmente seguro, passes para transportes e materiais do kit do peregrino.

Os jovens foram ainda sensibilizados a fazerem as catequeses de preparação em conjunto, uma vez que o contingente algarvio à JMJ deverá ser, nesta edição, pouco numeroso –, tendo em conta o atual momento de contenção financeira vivida em Portugal –, e como forma de fomentar, desde o início, a unidade diocesana. Neste momento estão já disponíveis duas catequeses elaboradas pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, prevendo-se que até julho haver um total de seis formações a realizar.

Para além dos presentes no encontro, o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil prevê ainda a participação de jovens das comunidades paroquiais de Boliqueime e Estoi.

No final do encontro foi distribuída a pré-inscrição para preenchimento e feito um apelo à participação na Jornada Diocesana da Juventude, a realizar de 22 a 24 de março, em Faro.

Samuel Mendonça

Pub