Pub

A proposta foi apresentada pelo Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve, no âmbito do seu programa de atividades para o presente ano pastoral 2011-2012, e consumou-se nas quatro vigararias que compõem a diocese algarvia com a realização do encontro “Advento Jovem”.

Esta iniciativa, como lugar de reflexão sobre a família e com o valor e importância desta na sociedade contemporânea, teve lugar, no passado sábado (26 de novembro) em Silves e Altura, respetivamente para as paróquias das vigararias de Loulé e Tavira.

O encontro, sob a temática "A árvore da vida – família: lugar de espera e preparação para o nascimento de Jesus”, contou com 83 participantes, oriundos das paróquias de Ferreiras, Guia, Loulé, Quarteira e Silves, e foi orientado pelo padre António de Freitas, responsável vicarial pela pastoral juvenil e assistente do Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve.

Do programa fez parte um peddypaper sobre a família que resultou num plenário para partilha dos trabalhos e reflexões, tendo ainda contado este momento com um testemunho de uma família. Seguiu-se depois a Eucaristia na sé de Silves, presidida pelo padre António de Freitas, e o jantar partilhado na casa paroquial.

Na Altura, o encontro, com a participação de 27 jovens das paróquias de Altura, Luz de Tavira e Tavira, realizou-se sob a temática "Maria e o Advento", tendo como objetivo “refletir sobre Maria como jovem modelo de fé e de acolhimento de Deus”.

O programa, que teve início com a oração da manhã, teve continuidade com uma reflexão catequética que terminou depois do almoço com a Eucaristia.

Em Faro, o encontro que se pretendia para toda a vigararia de Faro acabou por ser participado, na última quarta-feira à noite, apenas por cerca 180 jovens das três paróquias da capital algarvia e da paróquia de Estoi.

Presidido pelo bispo do Algarve, por ter sido integrado na visita pastoral que D. Manuel Quintas está a realizar às paróquias da cidade de Faro, o encontro teve início na igreja de São Luís, com uma reflexão por grupos sobre os valores da fidelidade, verdade, amor, união, liberdade, humildade e amizade. Os jovens iniciaram depois uma caminhada por algumas das principais ruas de Faro com destino à catedral e passagem pela igreja de São Pedro, completando assim a peregrinação pelas três igrejas paroquiais.

Ao longo do percurso, que motivou a curiosidade dos moradores e transeuntes, os dois momentos de paragem contemplaram o testemunho de uma família na igreja de São Pedro e, na Pontinha, a alusão à família de Nazaré, apresentada pelo bispo do Algarve, como modelo de todas as famílias. Durante a caminhada, os jovens tiveram ainda tempo para refletirem sobre a mudança pessoal que o presente tempo de Advento lhes suscita e interpela como tempo de preparação para o acolhimento de Jesus que nasce no Natal.

O encontro ficaria ainda marcado pela intervenção do bispo do Algarve e pelo apelo que dirigiu aos jovens participantes.

O encontro para os jovens das paróquias da vigararia de Portimão realizou-se ontem.

Advento é o tempo (o primeiro) do ano litúrgico, o qual precede e prepara o nascimento de Cristo, constituído, no calendário religioso, pelas quatro semanas que antecedem o Natal.

Também chamada arciprestado ou ouvidoria, a vigararia é uma circunscrição eclesiástica de que fazem parte várias paróquias ou quase paróquias (vicariatos).

Samuel Mendonça com Sandra Moreira

Pub