Pub

A iniciativa para a vigararia de Loulé, que compreende as paróquias dos concelhos de Albufeira, Loulé e Silves (às quais se associarão ainda as de Santa Bárbara de Nexe e Porches), tem início pelas 21.30h na igreja matriz de Albufeira. Para a vigararia de Portimão, que compreende as paróquias dos concelhos de Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Sagres e Vila do Bispo, terá início pelas 21h na igreja de Santa Maria de Lagos.

Em Albufeira, a via-sacra para os jovens, que o ano passado foi participada por cerca de 250 elementos, seguirá pelas praias do Peneco, Pescadores e Inatel, regressando depois à igreja matriz pelas falésias junto à praia, onde terminará por volta da 1h da madrugada com um lanche noturno.

Em Lagos, a caminhada, até por volta da meia-noite, será feita até à Ponta da Piedade com a Cruz das Jornadas Diocesanas da Juventude que peregrina pelas paróquias daquela vigararia e que esta noite será entregue as paróquias do concelho de Vila do Bispo, onde ficará até ao dia 2 de março.

Esta atividade, que será ainda realizada para as paróquias da vigararia de Faro e Tavira (a primeira ainda sem data marcada e a segunda a 23 de março em Monte Gordo), destina-se a todos os jovens a partir dos 16 anos ou a partir do 10º ano de catequese.

A Via-Sacra consiste em acompanhar espiritualmente o trajeto que Jesus percorreu até à morte e sepultura no Calvário, com momentos de meditação e oração ao longo de 14 estações.

A Quaresma é um período de 40 dias – excetuando os domingos -, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.

Também chamada arciprestado ou ouvidoria, a vigararia é uma circunscrição eclesiástica da qual fazem parte várias paróquias ou quase paróquias (vicariatos).

Samuel Mendonça
Pub