Pub

Cerca de 200 jovens católicos do Algarve reuniram-se no passado sábado na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, para celebrar o Dia Diocesano da Juventude.

Dia_diocesano_juventude_2020-16
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O evento substituiu este ano a Jornada Diocesana da Juventude, inicialmente prevista para 27, 28 e 29 de março em Monchique, mas que não se pôde realizar devido à pandemia de covid-19, tendo sido depois adiada para 2, 3 e 4 de outubro. A evolução da doença não permitiu também a realização este mês, o que levou a organização a abreviar a atividade para uma manhã.

Dia_diocesano_juventude_2020-32
A equipa do Sector Diocesano da Pastoral Juvenil com o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil • Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O encontro, promovido pelo Setor Diocesano da Pastoral Juvenil, realizou-se já com olhos postos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que decorrerá em Lisboa em 2023 e teve como tema ‘Jovem, Eu te digo, levanta-te! (cf. Lc 7, 14)’, por ter sido o que o Papa escolheu para o Dia Mundial da Juventude deste ano.

Dia_diocesano_juventude_2020-8
Padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil • Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Tendo início com a oração da manhã, o Dia Diocesano da Juventude contou com a presença do diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil. Na mensagem que dirigiu aos participantes, o padre Filipe Diniz considerou que a pandemia levou os protagonistas da pastoral juvenil a “outros horizontes” e a “novas perspetivas”, mas não os fez perderem “a relação” com Jesus e entre si. “Acreditamos neste Jesus Cristo que está próximo de nós”, afirmou, acrescentando que o tema do Dia Mundial da Juventude encerra um “desafio”. “É preciso que nos levantemos, mas é preciso escutarmos esta voz de Jesus. A mensagem que vos queria deixar é a de não termos medo de nos levantarmos, de dizer o nosso sim a este Jesus”, concretizou.

Dia_diocesano_juventude_2020-9
Padre Mário de Sousa • Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A ideia seria amplamente explanada pelo conferencista do dia, o padre Mário de Sousa, sacerdote da Diocese do Algarve, na reflexão que apresentou sobre o tema do Dia Mundial da Juventude deste ano.

Dia_diocesano_juventude_2020-19
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Após a interpretação do hino da Jornada Diocesana da Juventude, composto sobre o mesmo tema pela paróquia da matriz de Portimão, resultante do facto de ter sido a vencedora do XIII Festival Diocesano Jovem da Canção em fevereiro deste ano, ocorreu o ponto alto do encontro de sábado com a adoração eucarística.

Dia_diocesano_juventude_2020-28
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Dia_diocesano_juventude_2020-25
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Naquele momento de oração, presidido pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas exortou cada participante a deixar-se “olhar por Jesus”. “Sem este encontro com Ele não é possível escutarmos a sua palavra”, advertiu. “Hoje é muito fácil corrermos a trás de caminhos que nos dão a felicidade parcial, momentânea. Mas ele é fonte de vida plena para toda a vida”, prosseguiu, desafiando os jovens a “viver com Jesus todos os dias”. “Viver com Ele para podermos viver como Ele. E é sobretudo na eucaristia, sobretudo quando nos alimentamos deste «pão da vida»”, complementou.

Dia_diocesano_juventude_2020-30
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Dia_diocesano_juventude_2020-24
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O bispo diocesano garantiu ainda aos jovens que a Igreja algarvia conta com eles. “Queria dizer-vos como sois importantes, não apenas para o bispo, mas para a nossa Igreja diocesana. Importantes e necessários. Precisamos todos da vossa alegria, do vosso testemunho jovem, do vosso entusiasmo e do vosso encantamento por Cristo”, afirmou na adoração eucarística.

Dia_diocesano_juventude_2020-31
Padre Nelson Rodrigues, o assistente do Sector Diocesano da Pastoral Juvenil • Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

No final, o assistente do Setor Diocesano da Pastoral Juvenil também pediu a cada jovem para “levar Cristo a todos” porque “o mundo precisa de Jesus”. Nesse sentido, aludiu à dinâmica realizada na oração da manhã em que foi oferecida uma pulseira composta por quatro símbolos a cada participante para que possam interpelar os seus coetâneos sobre o significado da mesma. “Não tenham vergonha de levar um coração, um sinal de dividir, uma cruz e um ponto de interrogação para a escola, para o trabalho, para onde for. Levem e quando vos perguntarem, respondam. Mas não respondam: Deus ama-te. Digam em primeiro lugar: Deus ama-me. Eu já experimentei o seu amor”, pediu.

Dia_diocesano_juventude_2020-7
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Dia Diocesano da Juventude – Diocese do Algarve

Primeira parte

Posted by Folha do Domingo on Saturday, 3 October 2020

Pub