Alguns jovens e adultos da comunidade de São Paulo da paróquia de São Pedro de Faro vão participar amanhã no Vaticano na vigília ecuménica de oração, pela 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, reunindo responsáveis de várias Igrejas e cerca de 3 mil jovens.
Jovens dos 18 aos 35 anos de vários países europeus, incluindo Portugal, e das várias tradições cristãs vão estar em Roma, de hoje até domingo à tarde, sendo alojados pela população local.
A vigília “Together” (juntos), de oração comunitária, inclui momentos de escuta da Palavra de Deus, louvor e intercessão, cânticos de Taizé e silêncio, num “forte sinal de fraternidade, unidade e paz”.
A vigília de oração ecuménica será presidida pelo Papa Francisco, na presença do patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu, do arcebispo de Cantuária (Igreja Anglicana), Justin Welby, e de outros responsáveis de Igrejas e comunidades cristãs.
A cerimónia será precedida – das 17h00 às 18h00 (menos uma em Lisboa) – por uma “celebração de gratidão em torno de quatro dons: gratidão pelo dom da unidade e pelo caminho sinodal, pelo dom do outro, pelo dom da paz e pelo dom da Criação”.
O programa evoca ainda o ‘Tempo da Criação’, iniciativa de oração e ação ecuménica que decorre até 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis. “A Praça de São Pedro também se vai tornar um jardim, repleta de árvores e flores, assim como a Cruz de São Damião de São Francisco”, adiantam os organizadores.
No início da tarde de amanhã, a Basílica de São João de Latrão, em Roma, acolhe “uma oração de louvor e adoração”, seguida de uma peregrinação a pé até ao Vaticano.
Os participantes vão reunir-se em vários ateliês, para “ouvir refugiados, falar sobre suas experiências, aprender com outras crenças e religiões, visitar o trabalho das missões da cidade com pessoas marginalizadas, reconhecer Cristo na diversidade das tradições, participar em mesas redondas ecuménicas, prestar mais atenção à Criação”.
O encontro vai contar com a presença do irmão Matthew, que a partir do próximo dia 3 de dezembro passa a ser o prior da Comunidade de Taizé, sucedendo ao irmão Alois. Este responsável anunciou a vigília de amanhã aquando da sua vinda ao Algarve em julho passado.
O Vaticano sublinha que, para os jovens católicos, este evento “pode ser vivido em continuidade com a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em Lisboa no início de agosto”.
A primeira sessão XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre o tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’, vai decorrer de 4 a 29 de outubro de 2023.
com Agência Ecclesia