Os dois cidadãos ingleses foram transportados para o Hospital Central de Faro após terem sido atacados e roubados em Albufeira, ficando sem 200 euros, cartões de crédito e alguns objetos.
Segundo a GNR, a agressão aconteceu às 04:20 e terá sido cometido por “quatro indivíduos de cerca de 25 anos que praticaram roubo por esticão com recurso a violência física”.
A 31 de maio, o Ministério da Administração Interna dava orientações à GNR e à PSP para reforçarem a atividade operacional no Algarve para aumentar o nível de segurança e intensificar a prevenção da criminalidade na região.
Duas equipas do Corpo de Intervenção da PSP, agentes da Escola Segura e investigação criminal e cerca de 50 militares da Manutenção da Ordem Pública e da Unidade Segurança e Honras de Estado reforçam a segurança no Algarve este verão.
Atualmente prestam serviço 2.090 elementos (1.224 da GNR e 866 da PSP) no distrito de Faro. Em Albufeira estão ao serviço 172 militares da GNR.
Em 2010 foi criado o Projeto “Algarve Seguro”, que visa incrementar a capacidade operacional das forças de segurança através de uma solução integrada de novos instrumentos tecnológicos e que foi desenvolvido o Sistema Móvel de Identificação Local de Estrangeiros (SMILE), que visa reforçar a segurança no controlo de fronteiras e suportar as ações de fiscalização.