Pub

O cantor hispano-luso e fadista Juan Santamaría veio no passado domingo ao Mosteiro de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão, concelho de Faro, cantar poemas de Santa Teresa de Jesus e cantos de Natal.

Concerto_juan_santamaria-4Oriundo da vizinha localidade de Ayamonte (Espanha), o músico foi acompanhado pelo grupo de fados e guitarradas de Coimbra ‘In Versus’, composto nas guitarras portuguesas por João Catarino e Francisco Simões e na viola por João Silva.

Concerto_juan_santamaria-12

O cantor, que interpretou poemas teresianos como ‘Alma buscarte has en mí’, ‘Coloquio amoroso’ ou ‘Nada te turbe’, explicou que os mesmos fazem parte de um “projeto criado no quinto centenário” do nascimento de Teresa de Ávila, em 2015, do qual resultou um álbum onde procura refletir sobre os temas abordados pela santa carmelita.

Na introdução ao concerto, o cónego José Pedro Martins, amigo do artista, explicou que aquela iniciativa, por si organizada juntamente com as Carmelitas Descalças, procurou assinalar ainda o tempo do Natal. “Não podíamos deixar passar em vão este tempo que nos toca tanto”, afirmou, acrescentando que Juan Santamaría é um cantor que com “muita audiência em Espanha” e “imensas solicitações em Espanha e fora dela”.

Pub