Pub

Livro_igreja_matriz_lagoa_joao_vasco_reis1
Capa do livro

Hoje à noite, pelas 21 horas, na igreja matriz de Lagoa, será apresentado o livro “História da Igreja de Lagoa. Nossa Senhora da Luz (200 anos de História e Memória)”, trabalho de investigação histórica de autoria de João Vasco Reis.

A obra versa todo o percurso da comunidade lagoense, principalmente desde a sagração da igreja matriz à sua padroeira, Nossa Senhora da Luz, em 1814, recuando aos inícios do século XVI e traçando, desde aí, a evolução da paróquia (e da própria freguesia de Lagoa) até à atualidade.

“Com esta publicação, dá-se a conhecer uma «imensa e fascinante» história, local e regional, em que o «governo» da paróquia ao longo dos séculos, as suas confrarias e irmandades, as igrejas, capelas, ermidas e oratórios da freguesia, as consequências do terramoto de 1755 para Lagoa, a guerra civil e os tempos do Liberalismo, a paróquia e revolução republicana, ao longo do Estado Novo e muitos outros aspetos – até aos nossos dias – são detalhadamente tratados”, explica a Câmara de Lagoa.

João Vasco Reis
João Vasco Reis

Profusamente ilustrado com inúmeros documentos (na sua maioria inéditos), fotos, gravuras e gráficos, este trabalho analítico de grande valia para o estudo e compreensão da evolução da comunidade lagoense, surge no âmbito das comemorações dos 200 anos da sagração da igreja matriz, iniciadas em setembro de 2014.

Editado pela Câmara de Lagoa em parceria com a União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro e a paróquia local, o livro tem o prefácio do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, que intervirá na apresentação, assim como o prior de Lagoa, o presidente da Câmara Municipal e o presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.

Esta é já a segunda publicação de João Vasco Reis este ano. O autor lançou no passado dia 15 deste mês o livro “Lagoa – Imagens e Memória”, no Auditório Municipal daquela cidade.

Pub