Pub

Situada a cerca de 10 quilómetros de Silves e a doze da Barragem do Funcho, a construção da estação de Tratamento de Água (ETA) de Alcantarilha iniciou-se em outubro de 1998 e foi concluída no final de 1999. Esta Estação trata água superficial proveniente da albufeira do Funcho, de Odelouca e água subterrânea das captações de Vale da Vila e Benaciate.

A ETA de Alcantarilha tem uma capacidade máxima de tratamento de água 259.000 metros cúbicos por dia, repartida por três linhas, que lhe permite servir 620.000 habitantes, sendo que a água tratada nesta estação destina-se à distribuição aos concelhos de Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Loulé (Oeste), Silves e Vila do Bispo, todos pertencentes ao Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve. Em caso de necessidade, por meio da estação elevatória reversível, existe a possibilidade de abastecer também o Sotavento algarvio.

Com esta iniciativa a Águas do Algarve, S.A pretende sensibilizar os participantes para a proteção dos recursos hídricos da região. As visitas são gratuitas e irão decorrer de manhã, pelas 10h30 e à tarde, pelas 15h30.

Pub