Pub

A nona edição do Festival Internacional de Esculturas em Areia apresenta como tema a "Animalândia" e exibe trabalhos da autoria de 20 escultores de 10 países, entre os quais dois portugueses.

A organização estima que a mega exposição supere os 180 mil visitantes registados em 2010, ao longo dos seis meses em que os trabalhos estarão expostos.

Nas esculturas humorísticas, os animais caricaturam típicos comportamentos humanos: tocam música, dançam, pintam, leem, escrevem, comem e bebem numa ironia ao mundo criado pela humanidade.

“As relações Homem/animal invertem-se, já que os cães passeiam pessoas, e estas, por sua vez, puxam carroças onde se sentam burros”, destacou Alper Alagoz, o mentor e diretor artístico do FIESA.

Segundo Alagoz, o público poderá assistir, pela primeira vez, à construção de uma parte da exposição e observar o processo de transformação dos montes de areia, “desmistificando alguns dos segredos da técnica de esculpir naquele material”.

As 70 esculturas gigantescas de areia, algumas com mais de 15 metros de altura, ocupam uma área de 15 mil metros quadrados, tendo sido utilizadas 35 mil toneladas de areia.

"São obras de alguns dos melhores escultores de areia do mundo, que retratam de forma original e humorística o comportamento dos humanos aos olhos dos animais”, observou Alper Alagoz.

O FIESA mantém ainda um espaço lúdico para a realização de esculturas em areia, onde os visitantes podem experimentar e mostrar as suas capacidades criativas nesta forma de expressão artística.

Durante o dia as esculturas podem ser admiradas com detalhe, mas à noite, a iluminação transporta os visitantes para uma atmosfera mítica, animada por espetáculos de música, teatro e dança.

A edição de 2010, dedicada ao “Mundo Vivo” retratando animais extintos e mitológicos, até às possíveis formas de vida extra terrestre.

Situado entre a EN-125 e a A-22 (Via do Infante), entre Pêra e Algoz, no concelho de Silves, o FIESA estará aberto até outubro, funcionando entre as 10:00 e as 23:00, durante o Verão.

Nos períodos entre 15 de abril a 09 de junho e entre 15 de setembro a 15 de outubro, encerra às 20:00.

Lusa
Pub