Pub

O programa abrange as três maternidades algarvias, Hospital de Faro, Portimão e o Hospital Particular do Algarve, onde nascem atualmente cerca de 4.500 bebés. Este programa foi ontem apresentado nestas três unidades pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI).

“A partir de agora, todos os hospitais algarvios com maternidade dispõem deste serviço, que consistiu, numa primeira fase, na ministração de formação ao pessoal dos hospitais e agora implica que todas as parturientes aprendam como colocar os seus bebés dentro dos carros”, disse a presidente da APSI, Sandra Nascimento.

Para a formação, as unidades de saúde dispõem de um banco de demonstração, idêntico aos dos automóveis, sobre o qual as mães aprendem a colocar os sistemas de retenção para crianças, mais conhecidos pelos pais como ‘ovinhos’.

Posteriormente, quando saem do hospital, os pais têm um lugar de estacionamento exclusivo ao seu dispor, onde, no seu próprio carro põem em prática o que aprenderam.

Segundo a presidente da APSI, o sistema já existe em algumas maternidades do país, mas o Algarve é a primeira região com cobertura total, tornando-se por isso uma região piloto. Na região, a iniciativa representou um investimento de cerca de 15 mil euros, financiados por uma grande superfície comercial de Faro.

De acordo com Sandra Nascimento, a Direção-Geral de Saúde já se mostrou interessada em alargar a experiência às restantes maternidades portuguesas, o que deverá acontecer em breve. A presidente recordou ainda que os acidentes de viação são a principal causa de morte por acidente em crianças, com 38 mortes por ano, o que torna esta iniciativa ainda mais importante.

Liliana Lourencinho com Lusa

Pub